Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Confira receitas nacionais e internacionais para fazer durante a Copa do Mundo



Salto e Itu, 14 de novembro de 2022 – Com a Copa do Mundo se aproximando, já podemos ver esse cenário: os brasileiros, que adoram reunir a família e amigos para assistir os jogos do Brasil, não deixam de preparar a comida, entre petiscos e lanches. 

E para ajudar na programação das comidas para acompanhar durante os jogos, o Vitor Skif Brito, professor e coordenador do CST em Gastronomia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), separou receitas nacionais e internacionais clássicas, de acordo com a região de cada time que disputará o mundial. Confira! 

Dadinho de Tapioca - BRASIL 



Ingredientes 

500 ml de leite integral 

250 g de tapioca granulada (não é a fina) 

250 g de queijo coalho ralado fino 

7 g de sal 

Sal e pimenta do reino a gosto  

Óleo de soja 400 ml 

Melado de cana 100 g 

Molho de pimenta ou pimenta fresca picada a gosto 

Modo de preparo: coloque o leite em uma panela e leve ao fogo. Em uma tigela misture a tapioca granulada, o queijo de coalho ralado, a pimenta do reino e o sal. Quando o leite quase levantar fervura, junte a mistura de tapioca e queijo. Mexa bem até que a tapioca esteja incorporada e cozinhe por 2 minutos. Despeje a massa para uma assadeira retangular untada com óleo. Espalhe bem e cubra com filme plástico. Deixe esfriar na geladeira ou freezer até que esteja firme. Retire da assadeira e com uma faca afiada corte em cubos. Frite em imersão no óleo a 180ºC, até ficarem bem dourados e crocantes. Sirva com o melado misturado com a pimenta. 

Pão de queijo – BRASIL 



Ingredientes 

250 g queijo meia cura ralado 

80 g queijo parmesão ralado 

50 g de óleo de soja 

200 g de leite integral       

250 g de polvilho azedo 

85 g de polvilho doce 

6 g de sal 

1 ovo 

Modo de preparo: ferva o leite com o óleo e o sal. Enquanto isso em uma tigela, misture os polvilhos e adicione o líquido fervente. Misture bem com uma colher até amornar para começar a misturar com as mãos. Amasse bem até esfriar e formar uma massa. Adicione o ovo batido e misture até incorporar, junte os queijos ralados e misture bem até homogeneizar. Faça bolinhas de 30 g e coloque em uma assadeira untada com óleo. Asse em forno pré-aquecido a 190ºC por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. 

Guacamole - MÉXICO 



2 unidades de abacate maduro 

1 cebola roxa cortada em cubinhos 

2 tomates maduro e firmes, sem sementes e cortados em cubinhos 

1/3 de maço de coentro cortado em cubinhos 

1 pimenta jalapeño ou dedo de moça cortada em cubinhos 

Suco de 2 limões 

Sal a gosto 

Modo de preparo: retire a polpa do abacate e amasse com um garfo, misture o restante dos ingredientes e reserve refrigerado. Caso queira deixar mais firme, mantenha em uma peneira para sorar. Sirva com nachos. 

Bolinhos de bacalhau – PORTUGAL 



Ingredientes 

500 g de bacalhau (levar dessalgado, cozido e bem desfiado) 

400 g de batata asterix, cozida (purê) 

1/2 cebola pequena em cubinhos 

1 gema batida 

2 colheres (sopa) de azeite 

6 colheres de salsinha, bem picada 

Sal a gosto 

Farinha de trigo (aprox. 50 g) 

Óleo se soja para fritar 500 ml 

Modo de preparo: leve uma panela ao fogo e refogue a cebola no azeite. Refrigere. Misture a cebola no bacalhau frio (verifique as espinhas, retire todas), a gema e o purê de batata frio e misture até que se forme uma massa, de maneira que os pedaços de bacalhau não fiquem muito grandes. Acrescente salsinha e verifique o sal. Acrescente um pouco de farinha (se precisar) para dar liga. Aqueça óleo, molde bolinhos de forma cilíndrica com a mão (40 g) e vá colocando-os para fritar (pouca quantidade), deixando dourar de todos os lados. Escorrer em um escorredor de metal. 

Papas bravas – ESPANHA 



Ingredientes 

1 kg de batatas monalisa 

2 colheres de sopa de salsinha 

1 colher de chá de páprica picante 

1 colher de chá sementes de erva-doce 

Sal a gosto 

500 ml de óleo de soja para fritar 

Ingredientes - molho bravo 

3 colheres de sopa de azeite 

1/2 cebola em cubinhos 

4 dentes de alho bem picados 

4 pimentas dedo de moça sem sementes e picadas 

6 tomates médios, bem maduros, cortados em cubinhos 

1 colher de sopa de vinagre de vinho branco 

Sal a gosto 

Pimenta-do-reino a gosto (moída na hora) 

Modo de preparo batata: cozinhe as batatas, já cortadas no formato desejado (pode ser em meia lua e com a casca), em água com sal. O ponto é al dente. Após cozidas frite em óleo quente por imersão até dourar. Escorrer. Misturar a páprica, a erva-doce, o sal e a salsinha (picar bem na faca todos os ingredientes). Temperar a batata com essa mistura. Se desejar, moa pimenta do reino na hora. 

Modo de preparo molho bravo: coloque o azeite em uma panela e deixe aquecer. Refogue a cebola e o alho. Adicione a pimenta, cuidado com o vapor e picância. Mexa bem e refogue por 2 minutos. Adicione os tomates picados e o vinagre. Tempere com o sal e a pimenta do reino. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos para obter um molho encorpado. Sirva as batatas com o molho. 

Königsberger Klöpse (Almôndegas alemã) - ALEMANHA 



Ingredientes 

1 pão francês de véspera 

300 g de carne de porco moída (paleta ou lombo) 

300 g de carne bovina moída (patinho) 

1 ovo 

60 g de filé de anchovas picado 

1 cebola cortada em cubinhos 

Sal e pimenta do reino fresca a gosto 

1 litro de caldo de carne 

50 g de manteiga 

50 g de farinha de trigo 

3 colheres (sopa) de raiz forte branca 

80 g de alcaparras (dessalgadas) 

200 ml de creme de leite fresco 

2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano 

Modo de preparo: cortar o pão em cubinhos e desmanchar em uma tigela grande com um pouco de água morna. Acrescentar as carnes moídas e misturar bem. Em seguida adicionar o ovo, os filés de anchova (desmanchar), a cebola e temperar com o sal e a pimenta. Misturar bem e formar com as mãos úmidas pequenas almôndegas. Ferver as almôndegas no caldo de carne por 10 minutos em fogo baixo. Reservar as almôndegas e peneirar o caldo. Refogar a manteiga com a farinha por alguns minutos (roux), acrescentar o caldo peneirado e bater energicamente com o fouet (batedor de arame). Quando o molho estiver cozinhando acrescentar a raiz forte, a alcaparra e o creme de leite. Colocar todas as almôndegas no molho e deixar ferver por alguns minutos. Verificar o sabor e finalizar com sal, pimenta do reino e o suco de limão. 

Spanakopita - GRÉCIA 



Ingredientes 

1 maço de espinafre 

1/2 maço de cebolinha 

1/2 maço de hortelã (folhas) 

1/2 g de queijo feta 

1 ovo 

1 pacote de Massa Filo (300 g) 

1 gema para pincelar 

50 g de manteiga sem sal, derretida 

Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto 

Modo de preparo: Escaldar rapidamente as folhas do espinafre e colocar em banho de gelo. Espremer para retirar a água. Picar grosseiramente e temperar com sal, pimenta e noz moscada. Colocar em uma tigela e juntar a cebolinha e hortelã bem picadas, o queijo feta e o ovo. Abrir a massa e cortar em retângulos de aproximadamente 8,0 x 30,0. Dispor um pouco de manteiga pincelada e colocar o recheio. Dobrar em formato de triângulos. Levar em uma assadeira. Bater a gema com uma colher de água e pincelar na Spanakopita. Assar em forno pré-aquecido 180ºC por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. 

Homus - SÍRIA E LÍBANO 



Ingredientes 

200 g de grão de bico (descascado e cozido)* 

50 g de tahine 

1 dente de alho, picado 

100 ml de água da cocção do grão de bico (aprox.) 

30 ml de suco de limão siciliano 

30 ml de azeite de oliva extra virgem 

Sal e pimenta do reino 

Modo de preparo: 

*Para descascar o grão de bico, deixe de remolho em água até ultrapassar 4 dedos de altura, por aproximadamente 8 horas na geladeira. Escorra e esfregue em um pano para soltar a casca. Depois dessa etapa, cozinhe em água até amaciar. Escorra e reserve tampado na geladeira. 

Coloque todos os ingredientes, exceto o azeite, no processador. Bata para formar uma pasta lisa. Adicione água da cocção do grão de bico para dar consistência de pasta, caso necessário. Coloque um pouco do azeite. Coloque a pasta em uma travessa e regue com azeite. Sirva com pão árabe. 

Guioza de carne - CHINA 



Ingredientes 

300 g de patinho moído 

2 colheres de sopa de óleo de gergelim torrado 

1 cebola cortada em cubinhos 

2 dentes de alho triturados 

10 g de gengibre ralado 

6 folhas de acelga cortadas em cubinhos 

1 cenoura pequena ralada 

1 pimenta dedo de moça o outra da sua preferência, bem picada 

4 colheres de shoyu 

Cebolinha picada a gosto 

Sal a gosto 

Massa para guioza 20 unidades 

Óleo de soja para fritar 

Modo de preparo: inicie com o recheio: misture todos os ingredientes crus e deixe descansar por 30 minutos em uma peneira e aperte bem para retirar o excesso de umidade. Recheie as massas e feche no formato de guioza. Frite em óleo a 180ºC. 







0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑