Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 26 de novembro de 2022

Contribuintes e vereadores discutiram alternativas para baixar o IPTU

 


A audiência pública realizada hoje (25) no Centro de Cultura da Câmara Municipal reuniu cidadãos de diversos bairros de Salvador, políticos e representantes da sociedade civil, buscando alternativas para enfrentar o projeto de lei 236/22, do executivo municipal, que mantém reajustes abusivos do IPTU até 2025 baseados no IPCA. 


Com mediação do vereador e tributarista Edvaldo Brito (PSD), todos chegaram à conclusão de que é preciso mobilização popular e aprovação de emendas para corrigir os abusos. Uma cidadã, por exemplo, mostrou que no condomínio onde ela mora na Vila Laura, com apartamentos iguais em cinco torres, o valor do IPTU varia de R$ 645 a R$ 3.525, sem qualquer explicação lógica. 


O vice-líder do governo, vereador Kiki Bispo (UB), também participou do encontro e se comprometeu a “acatar as emendas, se for para o bem da cidade”. Já o deputado federal Antonio Brito (PSD) destacou que pouco importa reajuste em salário mínimo ou Auxílio Brasil se o valor do IPTU neutraliza essa conquista. Até segunda-feira, a Câmara Municipal vai receber emendas de iniciativa popular ou de órgãos de classe. Também presentes à reunião, os vereadores Marta Rodrigues (PT), Sílvio Humberto (PSB), Augusto Vasconcelos (PCdoB) e Tiago Ferreira (PT) foram unânimes em defender IPTU mais baixo para que se faça justiça social e incentive o desenvolvimento. 


O relator do projeto de lei é Edvaldo Brito, que garantiu: “Somos representantes do povo e deveremos ter a sensibilidade de votarmos pelo interesse do povo. A meu ver, este projeto está com problemas porque qualquer alteração na área tributária não pode ser feita depois do dia 30 de setembro, conforme a Lei. O projeto mexe nas alíquotas e isso é ilegal. Mas, se perdermos no tapetão, vamos para as ruas e contaremos com o apoio dos pagadores do imposto”.

 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑