Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Covid: Brasil tem 5 casos da variante Ômicron BQ.1, diz Saúde


Pasta não orienta aplicação de quinta dose de vacina contra a Covid. Recomendação é de quarta dose aos imunossuprimidos e maiores de 40 anos


O Ministério da Saúde registrou, até esta quarta-feira (9/11), cinco casos positivos da variante BQ.1 da Covid-19 no Brasil.


De acordo com a pasta, dois casos são de São Paulo. Uma das pacientes morreu de Covid em 17 de outubro na capital do estado. Ela tinha 72 anos de idade e diversas comorbidades.



Os outros três casos positivos foram registrados no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Amazonas, informou o ministério.


Assim como países da Europa e da Ásia, o Brasil enfrenta um crescimento no número de casos positivos de Covid nas últimas semanas.


Quinta dose

A ação vai contra as recomendações mais recentes do Ministério da Saúde. A última nota técnica divulgada pelo órgão orienta vacinação com a quarta dose para pessoas imunossuprimidas e de 40 anos ou mais de idade.


Questionado pela reportagem do Metrópoles, o Ministério da Saúde informou que a faixa etária para aplicação da quarta dose ainda não foi ampliada. O órgão também não orientou vacinação com a quinta dose.


“A Câmara Técnica Assessora em Imunizações mantém as discussões referentes as alterações e ampliações do esquema vacinal para novos grupos, de acordo com as evidências científicas e o cenário epidemiológico, que são acompanhados diariamente pela pasta”, informou o ministério.


Variante BQ.1

O surgimento de uma nova subvariante do coronavírus, a Ômicron BQ.1, reacendeu um sinal de alerta em todo o mundo após um período de queda acentuada e estabilidade do número de novos diagnósticos de Covid-19.


Especialistas acreditam que o Brasil se encaminha para uma nova onda de casos nas próximas duas a três semanas, com aumento mais acentuado em dezembro.


Porém, algumas medidas individuais podem contribuir com a prevenção da doença, evitando os casos e achatando a curva epidemiológica.



Fonte Metropoles

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑