Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Dia do Sanduíche: brasileiros substituem refeições por lanches

 Pandemia e alta de preços impactam diretamente a mesa das famílias. Confira receitas de sanduíches diferentes para acrescentar ao cardápio


Relatório produzido pela consultoria Kantar, que analisa o consumo e hábitos alimentares das famílias no país, aponta que os brasileiros têm trocado as refeições por lanches para driblar o aumento dos preços dos alimentos. Segundo a pesquisa, os snacks (petiscos ou lanches) têm sido a opção mais economicamente viável. Enquanto o valor médio de uma refeição completa é de R$ 43,94, os gastos com lanches são de aproximadamente R$ 10,43, o que representa um aumento de 11% em relação a 2021.


Durante a pandemia, as refeições rápidas, econômicas e com menos ingredientes viraram tendência. Dados da mesma pesquisa Kantar registraram um crescimento de 34% no consumo de sanduíches no país e um
esvaziamento nos carrinhos dos mercados. Em termos numéricos, a média nacional de compra no primeiro trimestre de 2021 era de 15 itens, passando para 13 em igual período deste ano.


Além de ser uma opção prática e que sacia a fome, o "sanduba" é versátil e possibilita inúmeras combinações. O preparo de um sanduíche vai do gosto de cada um. Segundo o dicionário de Oxford, o sanduíche é “uma comida que consiste em dois pedaços de pão com algo entre eles, ingerida como refeição rápida e prática”. Pensando nisso e inspirados no Dia do Sanduíche celebrado em 3 de novembro, a Unium criou três receitas exclusivas para diversificar o cardápio.



Sanduíche pulled pork e coleslaw


Ingredientes:


Pão redondo

1 sobrepaleta suína Alegra

4 laranjas

2 cebolas

4 dentes de alho

2 folhas de louro

1 colher de páprica defumada

2 xícaras de repolho roxo picado

2 xícaras de repolho branco picado

500 g de maionese

Sal e pimenta preta a gosto

Modo de preparo:


Temperar a carne com sal e pimenta. Juntar a cebola e o alho picados, o suco de laranja, o louro, a páprica e deixar marinando por 24h. Depois, colocar todo o conteúdo numa panela de pressão e cozinhar por 25 minutos (conte o tempo assim que pegar pressão). Desfiar a carne e misturar o caldo que sobrar na panela.



Para a coleslaw: misturar os repolhos e temperar com sal e pimenta. Misturar a maionese e conservar gelado. Para montar os sanduíches: cortar o pão ao meio, colocar a coleslaw na parte de baixo e cobrir com uma camada generosa de carne suína desfiada. Tampar o pão e prender com um palito grande para não desmanchar até o momento de comer. 


Mini sanduíches com molho apimentado


Ingredientes para mini brioches:


250 g de farinha de trigo Herança Holandesa

120 ml de leite

50 g de manteiga

3 gemas

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de fermento biológico seco

½ colher (chá) de sal

Modo de preparo:


Misturar o leite, o fermento e o açúcar e aguardar 10 minutos. Juntar os demais ingredientes, misturar bem e sovar por 10 minutos. Deixar a massa crescer até dobrar de volume – cerca de uma hora. Dividir a massa em pedaços de 25 g e moldar bolinhas. Deixar crescer por 15 minutos. Assar em forno preaquecido em 180ºC por 15 minutos, até que estejam dourados.


Ingredientes para o molho apimentado:


200 g de maionese

1 colher (chá) de mostarda escura

1 colher (chá) de pimenta calabresa

1 colher (chá) de cebola em flocos

1 colher (chá) de orégano seco

1 colher (sopa) de suco de limão

Pimenta-do-reino

Modo de preparo:


Picar a pimenta calabresa seca ou macerar em um pilão, para obter pedaços bem pequenos. Misturar todos os ingredientes e reservar por duas horas antes de servir – assim, os ingredientes secos irão se hidratar na maionese e os sabores ficarão mais evidentes. Para montar os sanduíches, cortar fatias de salaminho com 3 ou 4 milímetros de espessura. Abrir os brioches, servir uma colher de molho e duas fatias de salaminho.


Sanduíche de pernil com vinagrete e queijo


Ingredientes para o sanduíche de pernil:


Pão crocante

Queijo muçarela fatiado

1 kg de pernil suíno temperado Alegra

2 dentes de alho picados

1 cebola

1 e ½ colher (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes para o vinagrete:


1 cebola roxa picada

2 tomates picados

1 pimentão vermelho picado

½ xícara de cheiro-verde picado

100 ml de azeite

½ xícara de vinagre de maçã

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:


Cortar o pernil suíno em pedaços grandes. Em uma panela de pressão, colocar o azeite e refogar os pedaços de pernil, selando todos os lados. Colocar os pedaços do pernil em uma travessa, diminuir o fogo e acrescentar a colher de azeite. Refogar a cebola por cerca de 3 minutos. Adicionar mais uma pitada de sal, pimenta e o alho. Refogar por mais 2 minutos, mexendo sempre. Voltar os pedaços de pernil à panela de pressão, colocar água, tampar e manter o fogo alto. Quando começar a apitar, abaixar o fogo e deixar cozinhar por 40 minutos. Enquanto o pernil cozinha, pegar  a cebola, tomate, pimentão vermelho, cheiro-verde e misturar em uma tigela. Adicionar o azeite e o vinagre. Depois, colocar sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa e reserve. Após 40 minutos do pernil na panela, desligar o fogo e, quando todo o vapor sair, abrir a tampa. Transferir o pernil para uma travessa e desfiar com dois garfos. Pegar o pão, adicionar duas fatias de queijo muçarela e colocar o pernil desfiado em cima, para o queijo derreter. Colocar duas colheres de vinagrete por cima do pernil e servir em seguida. 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑