Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Em setembro, varejo baiano registrou variação positiva de 0,3%

 


O varejo baiano registrou variação positiva de 0,3%, no mês de setembro, em relação ao mês imediatamente anterior. Na mesma base de comparação, as vendas do varejo nacional cresceram 1,1%. Em relação a igual mês do ano passado, o setor apresentou na Bahia variação negativa de 2,5%, enquanto a registrada pelo país foi positiva em 3,2%, para o mesmo período de comparação. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).


Segundo a equipe de Acompanhamento Conjuntural da SEI, a taxa de 0,3% no sazonal representa uma estabilidade no setor que não ocorreu na comparação com o ano anterior. A variação negativa em relação a setembro de 2021 se verifica pelo sexto mês consecutivo, sendo a segunda maior queda entre os estados da federação. Fatores como juros elevados resultam no encarecimento das dívidas, comprometendo o estímulo para o consumo. Além disso, a inflação, apesar de relativamente mais controlada no mês de setembro, ainda persiste em grupos específicos. Em relação ao acumulado do ano, a retração nas vendas na Bahia foi de 4,6%.


Ramos de atividade - Por atividade, em setembro de 2022, os dados do comércio varejista do estado baiano, quando comparados aos de setembro de 2021, revelam que quatro dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo. O avanço nas vendas foi verificado nos segmentos de Combustíveis e lubrificantes (15,1%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,0%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (0,7%). Os demais segmentos registraram comportamento negativo, são eles: Móveis e eletrodomésticos (-22,9%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-17,4%), Tecidos, vestuário e calçados (-15,3%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10,4%). No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que as vendas de Móveis e de Eletrodomésticos recuaram em 35,0% e 17,4%, respectivamente. Enquanto Hipermercados e supermercados registrou avanço de 2,9%.


Os segmentos de Móveis e eletrodomésticos, Outros artigos de uso pessoal e doméstico e Tecidos, vestuário e calçados exerceram as maiores influências negativas para o setor. Fatores como juros elevados, encarecimento do crédito e endividamento das famílias foram determinantes para o comportamento dessas atividades.


Por outro lado, o segmento de Combustíveis e lubrificantes contribuiu positivamente. Esse comportamento é atribuído à queda dos preços de combustíveis verificada nos últimos três meses. Já Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, segmento de maior peso para o indicador de volume de vendas do comércio varejista mudou a trajetória de queda registrada nos últimos dois meses.


Comércio varejista ampliado


O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo restrito e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção apresentou retração de 10,4% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior. Esse comportamento resultou em taxa negativa de 5,3% no acumulado dos últimos 12 meses.


O segmento Veículos, motos, partes e peças registrou recuou de 27,0% nas vendas em setembro de 2022, em relação à igual mês do ano anterior. Esse resultado negativo se repete pelo sexto mês consecutivo e pode ser atribuído ao encarecimento do crédito e ao efeito estatístico, pois em igual mês do ano passado houve crescimento na atividade de 43,6%. Para a análise dos últimos 12 meses, a taxa foi positiva em 0,6%.


Em relação a Material de construção, as vendas em setembro caíram 7,9%, na comparação com o mesmo mês de 2021. Esse comportamento é influenciado pelo comprometimento da renda do consumidor. No acumulado dos últimos 12 meses, a retração foi de 7,5%.


  

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑