Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Especialista alerta para os cuidados que os ‘atletas de verão’ precisam ter

 


Falta um mês para o tão esperado verão e, com a proximidade dele, também surgem os famosos atletas da estação. Aí vem os corpos à mostra, praia, piscina, biquini, sunga, todos esses elementos marcam os meses que seguem e, com toda essa ebulição, tem muita gente que, quando percebe que falta pouco para as festas de fim de ano e férias, decide correr para as academias para tentar colocar em prática o famoso "Projeto Verão". "Se você fazia atividade física há muito tempo, há uma memória do que conseguia fazer, só que o seu corpo não está de acordo com essa memória, ou seja, você já não tem a mesma condição física que tinha antes. Por isso, é que ocorrem, com frequência, as lesões em práticas esportivas nesses 'atletas de verão'", explica Leandro Dias, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.


Fazer exercício no verão pode parecer bom, mas especialistas garantem que o ideal é que a prática se repita nas outras estações do ano. E, sim, há maneiras de um atleta de verão fazer com que a atividade física se torne um hábito para o ano todo. "O principal é iniciar uma atividade física de que goste. Com esta estratégia, a possibilidade de continuar a realizar esta atividade é muito grande, mesmo após o término do verão. É bom sempre ter em mente que a atividade física tem que se tornar um hábito, como escovar os dentes", afirma Leandro. Um dos motivos que leva a pessoa a largar a atividade física iniciada no verão é a falta de resultados. O indivíduo não sente progresso, pois inicia a atividade física sem a paciência necessária para ver os resultados e, em resumo, não se sente "sarado". Tudo é gradativo, pois o organismo precisa se ajustar, se reprogramar, e isso dura em média 12 semanas. A partir deste período, a reprogramação metabólica começa a produzir os resultados almejados.


Nesta época, é importante também lembrar que o calor é mais acentuado e há muita perda hídrica, o que proporciona um desgaste maior para todos os sistemas do corpo. Por isso, a atenção para a maior ingestão de água. "Os exercícios devem estar aliados a um equilíbrio nutricional e no verão isso é ainda mais importante", finaliza o Coordenador da Alpha Fitness.


 


 


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑