Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Estudantes se preparam para a reta final do Enem


 Provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro


Estudantes de todo o Brasil entram na reta final preparatória para as provas do Enem 


O mês de novembro iniciou e estudantes de todo o Brasil entraram na reta final preparatória para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. De acordo com a neuropsicóloga do Ensino Médio do Colégio Vitória-Régia, Viviane Santana, esse é o momento em que os alunos devem reduzir um pouco o ritmo e focar mais nas revisões e nos simulados, não deixar de priorizar os cuidados com a saúde mental.


“Para a maioria dos alunos, o ano letivo foi de muito aprendizado e renúncias, visando os estudos para o Enem. Então, nessa reta final, quando o nervosismo e a ansiedade são altos, o momento é de revisão de conteúdo. A dica é pegar as anotações, refazer os exercícios, olhar edições passadas e não deixar de treinar a redação. Dar maior atenção às disciplinas que exigem mais do candidato é outro diferencial”, ressalta a especialista. 


Viviane Santana ainda diz que, para ter um estudo com qualidade e eficiência é necessário ter concentração, e isso de nada adianta se o ambiente de aprendizagem não for propício. “O local de estudo deve ser bem arejado, com muita luz e pouco barulho. Além disso, é preciso tirar tudo o que pode desviar a atenção, como celular, televisão, computador, tablet, dentre outros”, orienta.


Saúde mental


Não menos importante, a saúde mental merece destaque nesse contexto, já que o estresse, a ansiedade, o nervosismo e o medo muitas vezes costumam dominar o candidato. “Então, diariamente, separe alguns momentos do dia para relaxar e descansar, valorize o lazer, não sacrifique noites de sono para estudar e faça atividade física”, orienta a neuropsicóloga, ressaltando que é importante não estudar para a prova na véspera. “Você vai ficar mais nervoso do que já está, e pode acabar atrapalhando aquilo que já está fixado no seu cérebro”, explica.



Dicas para controlar a ansiedade


Durma bem;


Mantenha uma atitude positiva e confiante;


Chegue cedo ao local da prova;


Respire fundo;


Concentre-se somente na prova;


Lembre-se: você se preparou para o exame. Então, você é totalmente capaz!

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑