Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 26 de novembro de 2022

Experiência da Coopag é elogiada durante Missão do Banco Mundial

 


Experiência da Coopag é elogiada durante Missão do Banco Mundial durante momento de degustação


Queijo muçarela, queijo coalho, ricota, manteiga e iogurtes especiais como os de umbu, licuri e abacaxi em pedaços, foram alguns dos produtos apresentados, nesta sexta-feira (25), para a equipe técnica do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial), que está na Bahia realizando a última Missão de Supervisão do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 


O momento foi de degustação dos produtos da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag), empreendimento que acessou os editais do Bahia Produtiva, com investimentos de mais de R$ 4 milhões, revertidos em assistência técnica e extensão rural (ATER), aquisição de máquinas e equipamentos, ampliação e requalificação de laticínio e estruturação de queijaria para beneficiamento dos produtos derivados do leite. 


“Nós viemos aqui demonstrar a nossa gratidão pelo que temos desfrutado por meio da parceria com o Bahia Produtiva. E nada mais justo do que apresentar os resultados desse trabalho que são os nossos produtos”, agradeceu o diretor comercial da Coopag, Fred Jordão. 



Entre os produtos apresentados estava a ricota, recentemente lançada como estratégia para utilização dos 63 mil litros de soro de leite, por dia, disponíveis na unidade de beneficiamento, que seriam desperdiçados no meio ambiente. Além da utilização na ricota, Fred explicou que o soro do leite também é utilizado para a alimentação de suínos, o que já fortalece o trabalho na Coopag na suinocultura, voltado para a venda de cortes defumados de suínos, As informações deixaram impressionados os representantes do Banco Mundial.  


“Isso mostra que a cooperativa está mantendo o seu compromisso, gerando dinheiro, mas ao mesmo tempo, está adotando outras práticas que são ambientalmente positivas, o que traz uma agregação de valor ao seu produto. Então, a gente tem falado muito isso com todos os projetos da CAR, de valorizar a questão da sustentabilidade inserida na questão produtiva. Estão de parabéns”, comemorou a especialista ambiental do Banco Mundial, Bernadete Lange. 


Presente ao momento, o gestor da SDR,  Jeandro Ribeiro, comentou que os resultados da Coopag são apenas a ponta de um iceberg que é a revolução da agricultura familiar na Bahia. “A cooperativa está, localmente, fortalecendo a base produtiva e entendendo o valor de ouvir e organizar as comunidades em Várzea Nova. Hoje, uma cooperativa que tinha 19 agricultores avançou e já criou mais de 120 empregos. E a gente pode notar outras evoluções como essa pela Bahia, como a Coopercuc em Uauá, a Cooperbac em Barra do Choça, a Coopfesba ,em Ibicaraí. Então, é um movimento que se espalha por toda a Bahia, graças aos investimentos de mais de R$ 3 bilhões do Governo do Estado”. 


O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à SDR com cofinanciamento do Banco Mundial. 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑