Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Explore a tendência das fitas LED nos mobiliários residenciais

 


Conciliar a marcenaria com o charme da luz embutida é uma opção interessantes para o décor de interiores de diversos ambientes 



Na área social integrada, executada pelo escritório PB Arquitetura, além do LED embutido no forro de gesso, a fita de destaca na estrutura da marcenaria da cozinha, iluminando, de maneira eficiente e discreta, o frontão da pia | Foto: Henrique Ribeiro


Com resultados extremamente charmosos, a iluminação executada com fitas LED segue conquistando cada vez mais espaço nos projetos de interiores pelas diversas possibilidades de aplicação no décor. Dada a sua forma versátil, funcionalidade e instalação simples, fica muito fácil criar pontos de destaque para valorizar qualquer ambiente, tendência perfeita para criar aquele glow up na casa.





“É um tipo de iluminação estratégica que adoramos aplicar em nossos projetos e, por conta da sua versatilidade, podemos criar desde espaços relaxantes e intimistas até atmosferas super sofisticadas”, explicam os sócios Priscila e Bernardo Tressino, arquitetos à frente do escritório PB Arquitetura.





Entenda o efeito LED




As fitas de LED são compostas por pequenas lâmpadas, chamadas também de chips, e variados modelos que se diferem em cor de luz (branca, amarela ou colorida), potência, distância dos chips e capacidade de iluminação. É preciso ter em mente as especificações do projeto, o efeito desejado e a voltagem da casa. “O material é vendido em metro e muito fácil de instalar por conta da adesivação. E o melhor é o baixo consumo de energia elétrica, não impactando (tanto) na conta mensal do morador”, avalia Bernardo. O quesito distanciamento das fitas pode causar resultados diferentes. O tipo espaçado é comumente empregado para efeitos decorativos ou para luz leve, enquanto os agrupados promovem um efeito de luz mais forte e intenso. 



Para um local dedicado ao home office, é fundamental considerar uma luminosidade efetiva, que mantenha a pessoa ativa para as atividades profissionais, mas que não cause desconforto pelo volume de horas diante da luz escolhida. No dormitório, os profissionais do escritório PB Arquitetura investiram na colocação de fitas de LED no armário aéreo instalado acima da bancada| Foto: Henrique Ribeiro


Sobre as cores, Priscila explica sobre as tonalidades encontradas no mercado “Costumamos especificar a amarela quando a proposta é provocar uma sensação mais convidativa e aconchegante. A branca, considerada mais tradicional, é indicada para reforçar alguns ambientes como cozinhas ou locais que pedem concentração. A colorida, que funciona com o sistema RGB, é aplicada em pedidos específicos, como de ambientes gamers ou quando a intenção é acrescentar personalidade ao projeto”.





Dimerização




Uma ótima dica que os arquitetos acrescentam é a dimerização das fitas LEDs. A automação permite escolher a potência e o tipo de luz que o morador deseja, tornando-se um recurso interessante para quem gosta de receber os amigos em casa e aprecia a ideia de conceber diferentes vivências em um mesmo ambiente.





Aposte na criatividade




O uso de fitas de LED tem bastante potencial no décor, pois se trata de um tipo de iluminação que pode ser inserida em qualquer lugar, como mobiliários como prateleiras, nichos, armários e outros elementos como escadas, teto, pilares e espelhos.



Nas cozinhas, a instalação de fitas de LED valorizam o projeto elaborado pelos arquitetos Bernardo e Priscila, além de facilitar a atuação dos moradores durante suas atividades culinárias | Foto: Henrique Ribeiro


No projeto luminotécnico dos ambientes, o uso das fitas entra sempre como um coadjuvante ao lado de pontos principais. Assim, seu posicionamento de forma estratégica coopera para valorização de algum item como um revestimento, objeto decorativo ou na marcenaria. 




No ambiente projetado para ser a adega do apartamento, a marcenaria ripada assimétrica se mistura com tiras de LED para dar muita personalidade ao espaço | Foto: Henrique Ribeiro


Iluminação versátil, nos dormitórios pode proporcionar uma atmosfera mais intimista, perfeita para o bem-estar dos casais. Podem ser inseridos nas cabeceiras, cortineiros ou em quadros.



Nos dois projetos, uma fita LED percorre a cabeceira da cama e valoriza detalhes do quarto | Foto: Henrique Ribeiro



Na penteadeira, o LED percorre as laterais do espelho e proporciona maior nitidez para quem usa, garante um momento de beleza mais agradável | Foto: Henrique Ribeiro


Uma boa ideia é posicionar as fitas próximo aos espelhos não só nas escrivaninhas, mas também nos banheiros ou em closets. Outra forma de criar pontos interessantes de forma prática é inserir as fitas por dentro da marcenaria e em divisórias. 



Projetos de marcenaria que acomodam bem os objetos da casa podem ganhar destaques intensos e aumentar a beleza do ambiente | Foto: Henrique Ribeiro


Sobre a PB Arquitetura




O escritório é liderado pelo casal Priscila e Bernardo Tressino, desde 2010. Se conheceram na faculdade de arquitetura e juntos somam diversas especializações, com destaque nas áreas de design de interiores e paisagismo. Possuem mais de 10 mil m² de obras realizadas, com a colaboração de equipe 100% formada por arquitetos.




Os profissionais possuem larga experiência em desenvolvimento de projetos de arquitetura, interiores e paisagismo. Os sócios participam ativamente de todos os detalhes e etapas dos processos, realizados com responsabilidade e dedicação. Marcados por um estilo contemporâneo e criativo, surpreendem por revelar a essência dos clientes com identidades autênticas, agradando desde os mais elegantes até os mais excêntricos.




Para quem valoriza o que há de mais moderno no mercado, o escritório oferece a possibilidade de navegar nos futuros ambientes, através de óculos de realidade virtual e projetos 3D de altíssima qualidade.


 


Serviço:


PB Arquitetura


End. Alameda Caulim, 115 sala 710


Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul – SP


Telefone: (11) 2311-1178 / (11) 96202-1731

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑