Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Gordura no fígado: saiba mais sobre esteatose hepática e métodos de diagnóstico



Exame não invasivo como a elastografia possibilita o acompanhamento da enfermidade 

 

O fígado é o grande laboratório químico do organismo. Transforma os alimentos em moléculas que serão aproveitadas pelas células, participa do controle de várias substâncias vitais, como a glicose, o colesterol e os fatores de coagulação. Caso as células do órgão sejam afetadas pelo acúmulo de gordura, ele pode ter suas funções acometidas, resultando na esteatose hepática. 


“Na maioria das vezes, a esteatose está associada a alterações metabólicas no organismo, e frequentemente ao estilo de vida inadequado, como excesso de peso e sedentarismo, que causam elevações de colesterol e triglicérides e alterações do metabolismo da glicose, incluindo pré-diabetes e diabetes”, alerta a Dra. Virgínia Figueiredo, gastroenterologista da Diagnoson a+. 


Em termos técnicos, a esteatose hepática ocorre quando há excesso de triglicérides nos hepatócitos. Como resultado de sobrepeso e obesidade, diabetes e dislipidemias, as células do fígado acumulam gordura em seu interior. Por se tratar de uma doença assintomática, é comum que o diagnóstico ocorra por meio de uma ultrassonografia de abdome. Outros exames podem também revelar sua presença, como a ressonância magnética, a biópsia hepática e a elastografia hepática, método guiado por ultrassom que verifica a elasticidade e condições do órgão. 


Em Salvador, a Diagnoson a+ realiza a elastografia por ultrassom com a técnica shear wave, que ocorre a partir do pulso de ARFI gerado pela sonda. O teste é indicado sempre que houver suspeita da presença de fibrose em pacientes com doença hepática de qualquer causa, como doença hepática gordurosa, alcoólica e por hepatites B e C. 


Na elastografia por ultrassom com a técnica shear wave, o tecido hepático é induzido a uma onda de cisalhamento perpendicular, gerando uma imagem em modo B (escalas de cinza) e medindo a rigidez hepática.  Quanto maior for a rigidez do fígado, maior a velocidade de propagação. Ainda, há a possibilidade de avaliação morfológica hepática pelo modo B e do fluxo vascular pelo método doppler. 


“São as diferentes condições clínicas avaliadas pelo médico, que apontam as pessoas elegíveis para realizarem o teste, pois o achado de uma fibrose hepática de maior intensidade tende a indicar o desenvolvimento de complicações, como cirrose, insuficiência hepática e carcinoma hepatocelular.  


O diagnóstico de fibrose hepática em fase inicial é extremamente importante para a escolha do melhor tratamento, impactando diretamente no desfecho clínico”, explica a especialista.  


A médica também ressalta que existem alguns fatores limitantes para a realização da elastografia, que podem interferir ou superestimar o grau da fibrose hepática, como a obesidade (pessoas com IMC > 30kg/m2 podem ter a mensuração da possível rigidez hepática comprometida, pois a gordura atenua o ultrassom e a propagação das ondas) e insuficiência cardíaca.  


“A avaliação histológica por meio da biópsia hepática ainda é considerada padrão de referência para o estudo da fibrose hepática. No entanto, a elastografia, por ser um exame não invasivo, de baixo custo e sem risco de complicação, vem ganhando espaço no diagnóstico precoce e acompanhamento do progresso ou regressão da fibrose hepática”, ressalta a gastroenterologista Dra. Virgínia Figueiredo. 


Para o tratamento, o melhor são as mudanças de hábitos, com foco em bem-estar e saúde. “Especialmente nos países ocidentais, a esteatose é uma causa emergente de transplante de fígado. Para a melhora do quadro, o mais indicado é a perda de peso e a atividade física. Se a causa for o álcool, a redução significativa ou abstenção são fundamentais. O uso de medicamentos para tratar as doenças metabólicas associadas à esteatose, como a dislipidemia e o diabetes são importantes. O paciente deve ser constantemente lembrado e motivado a mudar o estilo de vida”, destaca a médica. 


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑