Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Hemoba organiza celebração da Semana Nacional do Doador de Sangue

 


Para homenagear aqueles que doam sangue para salvar vidas e conscientizar sobre a necessidade das pessoas fazerem a doação regularmente, a Hemoba promove a Semana Nacional do Doador de Sangue, de 21 a 27 de novembro, com o tema Torcida pela Vida: sua doação já é gol!, em alusão à Copa do Mundo, que acontece neste mês. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue regularmente, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que entre 3% e 5% da população pratiquem este ato solidário. As doações constantes são essenciais para manter os estoques e atender a demanda de pacientes das unidades hospitalares.  

Na Semana do Doador, estão programadas várias atividades como apresentações musicais, distribuição de brindes e oferta de lanche especial. Teremos as presenças dos cantores Lu Santana (21/11), Júnior Machado (22/11), Felipe Bandeira (23/11) e a banda de carnaval Paroano Sai Milhó (26/11). Na sexta-feira, Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11), haverá diversas ações em homenagem aos candidatos à doação. No domingo, dia 27, acontecerá um torneio de futebol solidário no Estádio de Pituaçu, em parceria com a SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia). Terá a participação do Hemobaba, time de futebol da Fundação, e dos jogadores veteranos de Bahia e Vitória associados da AGAP (Associação de Garantia ao Atleta Profissional da Bahia) e as presenças de artistas e influenciadores digitais. O evento contará também com uma disputa de pênaltis do futebol de amputados, uma iniciativa da Associação Baiana de Desportos para Adaptados (ABDA). Os ingressos gratuitos para os jogos serão distribuídos durante a semana nos postos de coleta da Hemoba, no Salvador Shopping e  Salvador Norte Shopping e nas unidades do Laboratório Linus Pauling.  

“Toda a programação da Semana do Doador tem o objetivo de agradecer os nossos doadores e incentivar outras pessoas a também praticarem este ato solidário regularmente. O sangue é essencial para a vida e não há nada que o substitua em determinados tratamentos. Por isso é tão importante contar com a ajuda dos doadores voluntários. É um processo simples, rápido e indolor e ajuda a salvar vidas”, afirma o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto.  

A Semana Nacional de Doação ocorrerá nas unidades de coletas da Hemoba na capital e no interior. O Hemóvel (posto móvel de coleta de sangue), que funciona no Salvador Norte Shopping, estará em 22/11 no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no Centro de Convenções de Salvador. Em 23 e 24/11, ficará no Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia (HUPES-UFBA) e, nos dias 25 e 26/11, voltará a atender no shopping. Já o Hemóvel do Salvador Shopping permanecerá em operação no mesmo local. Para conferir o horário de atendimento das unidades da Hemoba na capital e no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/hemorrede

Critérios para doação de sangue - Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.   

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑