Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 6 de novembro de 2022

Hospital Clériston Andrade vai realizar triagem para rastreio de câncer de próstata

 


Novembro Azul: Hospital Clériston Andrade vai realizar triagem para rastreio de câncer de próstata e de colorretal


O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) realiza nesta quinta-feira, 10 de novembro de 2022, na recepção do HGCA2, das 09 às 12h, uma triagem para rastreio de câncer de próstata e de colorretal. A ação faz parte da campanha mundial Novembro Azul que visa conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, em especial com a prevenção ao câncer de próstata.


O público-alvo são homens com idade acima de 40 anos e ou com histórico de câncer na família. A orientação é que compareçam ao Hospital Clériston Andrade munidos de documentos pessoais e cartão do SUS. Durante a triagem haverá palestra com Dr. Eduardo Cerqueira (urologista) e com Lígia Ximenes (fisioterapeuta). Haverá ainda apresentação musical (voz e violão) com Dan da Quixabeira e Ludmila Dourado.


Durante todo o mês a unidade vai ampliar o atendimento ambulatorial com consultas com médico urologista e endoscopista terapêutico. Além disso, serão ofertados exames para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos como: toque retal, o antígeno prostático específico (PSA), ultrassonografia de próstata e para rastrear o câncer de colorretal serão agendadas pelo Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI) do HGCA, exames de colonoscopia.


O rastreamento é realizado para diagnosticar o câncer antes que o paciente apresente qualquer sintoma da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada triênio são diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. O câncer prostático acomete, geralmente, homens mais velhos, considerado raro naqueles com menos de 40 anos.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑