Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Início da Copa do Mundo traz alerta sobre fogos de artifício

 


Artefatos desse tipo estão entre as principais causas de queimaduras graves no Brasil e o número de atendimentos cresce durante as festividades


A chegada da Copa do Mundo 2022 traz um alerta para quem gosta de organizar comemorações: a importância dos cuidados com o manuseio dos fogos de artifício. Esse tipo de produto está entre os principais responsáveis pela triste estatística de mais de um milhão de acidentes com queimaduras registrados no Brasil todos os anos. 


Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou um estudo que apontou que, entre 2008 e 2017, mais de 5 mil pessoas passaram por internação hospitalar causada por queimaduras de fogos, um importante alerta para a sociedade. 


De acordo com Antônio Rangel, enfermeiro especialista no tratamento de feridas e consultor da Vuelo Pharma, a maior parte dos acidentes acontece devido ao manuseio incorreto dos fogos. “É preciso ler as instruções atentamente e não fazer uso próximo de crianças, idosos ou aglomeração de pessoas. Os fogos por si só são perigosos e sua ativação deve ocorrer em locais apropriados, com um grande espaço de segurança”, diz. 


Os rótulos dos fogos de artifícios que são certificados trazem informações completas sobre o manuseio. Enfatizam, entre outras coisas, a importância de manter distância de qualquer substância inflamável ou rede elétrica. Outra recomendação importante é evitar o uso por pessoas que tenham ingerido bebidas alcóolicas. 


O que fazer diante de eventuais queimaduras


A primeira recomendação, em caso de queimadura, é lavar a região atingida com água corrente, não cobrir o ferimento e não passar nada além de água. "Deve-se evitar soluções caseiras. Pomadas, pasta de dente, ervas, nada disso é recomendado e pode piorar a lesão", alerta Rangel.


O especialista recomenda ter em casa um curativo à base de celulose, fácil de aplicar, que acelera a cicatrização da pele e isola as terminações nervosas, diminuindo a dor. 


"A Membracel é fácil de encontrar na internet e em farmácias. O custo-benefício é ótimo porque regenera a pele em tempo recorde e não precisa ser trocado diariamente”, explica ele. 


O especialista destaca, ainda, que esse curativo é apropriado para pessoas de todas as idades. “É uma tecnologia acessível, 100% nacional, desenvolvida pela Vuelo Pharma. A Membrancel já é, inclusive, considerada o curativo do futuro pela sua alta eficácia em queimaduras”, relata ele. Mais informações em www.vuelopharma.com. 


 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑