Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Instituto Quintal estabelece sua nova sede na cidade de Barrocas


 Instituto Quintal estabelece sua nova sede na cidade de Barrocas, no interior da Bahia, em uma área verde de 35 mil m²


ONG nasceu com o propósito de incluir a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente no desenvolvimento das crianças e no trabalho de capacitação para a geração de renda de suas famílias


A ONG Instituto Quintal nasceu em 2014, na cidade de Feira de Santana, Bahia, tendo como inspiração e exemplo o trabalho da educadora autodidata barroquense Helena Firmina de Queiroz, que abria o seu quintal para as crianças e a comunidade. A idealizadora do atual projeto, Lara Queiroz, neta de Dona Helena, retorna à Barrocas para instalar a nova sede que abrigará atividades de impacto socioambiental. O principal propósito é o de criar um mundo mais verde para as crianças por meio da geração de oportunidades sociais, monetárias e soluções socioambientais.


“Junto com a nova sede, o instituto criou várias iniciativas, como um galpão de reciclagem, um viveiro para a produção e comercialização de árvores nativas, além dos programas Alimentação de Quintal, Biodiversidade Preservada e o Pacto CO2 Free”, conta Lara, presidente do Instituto Quintal. “Estamos preparados para essa nova fase que atenderá muito mais crianças e permitirá a participação de novos parceiros oriundos da iniciativa privada”, diz ela.


Novidades do Instituto Quintal na nova sede


Com o nascimento da nova sede, outras iniciativas importantes também ganham vida, cujas atividades já estão em andamento, como por exemplo:


1. Galpão de Reciclagem


O novo Galpão de Reciclagem do Instituto Quintal ocupa uma área de 2,4 mil m² com capacidade para retirar do meio ambiente mais de 30 toneladas de resíduos sólidos a cada mês. Tais atividades podem resultar em 50 empregos diretos e cerca de 100 oportunidades indiretas para a geração de renda.


Além de promover a educação ambiental para as crianças e comunidade, o espaço também abrigará a produção de adubo orgânico, tijolos ecológicos, materiais prensados, peças decorativas artísticas, entre outros produtos.


2. Viveiro ÁRvores


A atividade Viveiro ÁRvores foca na produção, plantação e comercialização de árvores nativas. Um espaço com estrutura de irrigação, energia, equipe capacitada e solo preparado para o cultivo e possibilidade de produção de até 30 mil mudas por mês.


3. Programa Alimentação de Quintal – Nutrição


O Programa Alimentação de Quintal oferece um modelo inovador e acessível de horta construída a partir de um sistema simples, artesanal, de baixo custo e baixo consumo de água.


Com estrutura desenvolvida pelo botânico autodidata Heber Moraes, o programa fornecerá – de forma recorrente – hortaliças, tubérculos e peixes, prioritariamente para a nutrição das crianças. A estrutura será instalada no quintal das casas da comunidade e sem custo algum para as famílias.


4. Programa Biodiversidade Preservada


Dentro do Programa Biodiversidade Preservada, toda a área da nova sede já está sendo preparada para receber o plantio de 50 mil árvores nativas, cujo objetivo é o de recuperar biomas e cuidar do planeta para que as crianças possam usufruir de um meio ambiente mais saudável.


Tal iniciativa contará com o apoio de empresas do setor privado que buscam compensar os danos que suas atividades causam ao meio ambiente, como a emissão de gases de efeito estufa.


“Juntos com a iniciativa privada, nós poderemos contribuir para que o Brasil alcance os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, promulgados pela Organização das Nações Unidas”, disse Fernando Oliveira, diretor executivo do Instituto Quintal.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑