Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Mais de 132 toneladas de cabos irregulares retirados de postes na Bahia

 


Antes de completar o ciclo de um ano, a Neoenergia Coelba já alcançou um número recorde de remoção das Texto


Descrição gerada automaticamenteocupações irregulares das empresas de telefonia e internet. Até setembro, foram retiradas 132,57 toneladas de cabos, um montante capaz de completar três contêineres de 40 pés. O resultado histórico – maior já alcançado pela empresa desde a contabilização, é fruto das ações integradas da distribuidora, que só neste ano quintuplicou o número de técnicos na fiscalização dos postes. 


“A pandemia e a necessidade de conexão no ambiente digital proporcionaram o surgimento de pequenos provedores de internet, e isso aumentou o desafio nas fiscalizações do compartilhamento dos postes. Por isso, realizamos o aumento no efetivo para garantir a segurança dos nossos clientes, fazendo a remoção das estruturas clandestinas e que ofereçam risco a população”, ressalta gerente de processos de rede da Neoenergia Coelba, Karin Barbosa. 


Capacete em bicicleta


Descrição gerada automaticamente com confiança média


As ações de combate às ligações irregulares dos provedores acontecem de maneira contínua em todo o estado, sendo intensificada em regiões consideradas mais críticas como Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Em campo, as equipes técnicas fazem a remoção dos cabos e das caixas de internet. Esse último é um dos maiores ofensores para as ocorrências de chamas, já que são equipamentos fora dos padrões técnicos, e com equipamentos switch e cabos UTP/STP, que são energizados a partir de um “gato de energia”.



Figura 1 Exemplo de equipamento switch ligado por um gato de energia


“As distribuidoras em todo país são obrigadas a compartilhar os postes pelas resoluções conjuntas 001/1999 e 002/2001 da Aneel, Anatel e ANP. Assim, para que qualquer estrutura seja instalada nos postes da rede elétrica é necessário apresentar um projeto, que será avaliado. As caixas de internet removidas nas nossas ações são as irregulares, instaladas à revelia da concessionária de energia e que por isso não tem segurança técnica”, explica a supervisora de projetos da Neoenergia Coelba, Hannah Amorim. 


Somente em setembro, aproximadamente 500 caixas de internet clandestinas foram retiras. Neste ano mais de 30 mil postes foram fiscalizados e 23 mil notificações emitidas as empresas de telecomunicações que mantém contrato com a Neoenergia Coelba. 

 


Responsabilidade de manutenção


A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos. A atuação da Neoenergia Coelba tem como objetivo a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação representa. Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.


 


Regularização  


Para estimular a regularização, a Neoenergia Coelba vem promovendo workshops e iniciativas com as operadoras de telecomunicações. Em Julho, a distribuidora realizou um evento com as empresas de telefonia e internet regulares para explicar a importância da segurança durante a execução dos serviços, reforçando as orientações sobre o tema.


 


A distribuidora também criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.


 


Confira se a sua operadora de internet atua de maneira regular


 


O cliente também pode ser um aliado da Neoenergia Coelba no combate às ligações irregulares de internet e telefonia. No site da distribuidora, o cliente pode verificar se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular. Para acessar, basta seguir os seguintes passos: acesse o site (www.neoenergiacoelba.com.br) > na página principal, selecione “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > clique em “Empresas de Telecom Habilitadas”.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑