Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Médico brasileiro é premiado pela American Academy of Pediatrics

 


*Médico brasileiro é premiado pela American Academy of Pediatrics por desenvolver aparelho inovador para tratar o xixi na cama* 


O médico urologista brasileiro Ubirajara Barroso Jr. e o médico urologista pediátrico americano Andrew Kirsch acabam de ganhar o prêmio de inovação de aparelhos médicos da American Academy of Pediatrics, a maior academia de pediatria mundial. O trabalho premiado é um alarme inovador para tratar o xixi na cama, condição que afeta 10% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, segundo estudo brasileiro. 


Dr. Ubirajara Barroso Jr. é coordenador da disciplina de Urologia da UFBA (Universidade Federal da Bahia), professor adjunto de Urologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, chefe da divisão de cirurgia urológica reconstrutora e urologia pediátrica do Hospital da UFBA e cofundador da empresa Global Continence juntamente com o urologista pediátrico Dr. Andrew Kirsch, chefe do serviço de urologia da Emory University, em Atlanta. 


A Global Continence é a responsável pelo aparelho que venceu a premiação na categoria de equipamentos de urologia. O diferencial do alarme para tratar o xixi na cama é que após colocado na criança, quando ela começa a urinar na cama, além de emitir um som para acordá-la, ele aciona uma neuroestimulação que fecha o esfíncter e ela para de urinar.  


“Os alarmes anteriores apenas tocavam para acordar a criança, a deixando urinar na roupa, a diferença para este é que ela para de urinar. Os resultados dos estudos iniciais já foram publicados e agora submetemos um estudo randomizado na Escola Bahiana de Medicina para o Congresso Europeu de Urologia.”, explica Dr. Barroso. 


O aparelho da Global Continence já foi premiado também esse ano em primeiro lugar na categoria de aparelhos médicos para crianças no concurso realizado pelo Children’s Hospital of Philadelphia, na Filadélfia, e está na final do concurso do Southwest National Pediatric Device Innovation Consortium, concorrendo a outro prêmio. 


O alarme de xixi na cama ainda não está à venda, mas já foi patenteado no Brasil, EUA e na Europa. A previsão é de ser lançado em meados de 2023. 


*A enurese noturna* 


Um estudo brasileiro aponta que 10% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos sofrem de enurese noturna.  


Crianças acima de 5 anos que ainda apresentam episódios de xixi na cama, mesmo que uma vez a cada semana, e que isso gere incômodo social o tratamento já é recomendado. Após os 7 anos, o tratamento médico é obrigatório, pois estudos mostram que após essa idade começa a haver redução da autoestima e outros problemas emocionais em associação à enurese.   


A hereditariedade é uma das principais causas da enurese noturna, se os dois pais foram enuréticos quando criança, a chance de a criança também ser é de 77%. Mas fatores como metabolismo e alimentação também devem ser considerados.  


*Dr. Ubirajara Barroso Jr., urologista*  


Professor livre docente, chefe da Disciplina de Urologia da UFBA, professor Adjunto de Urologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Fez fellow em urologia pediátrica no Children's Hospital of Michigan na Wayne State University e é membro eleito do board da International Children’s Continence Society.  


Barroso Jr. é precursor da técnica de eletroneuroestimulação sacral no tratamento da incontinência urinária infantil. Tem mais de 150 artigos publicados, mais de 20 capítulos de livros, dois livros editados e um livro coeditado, abordando técnicas cirúrgicas inovadoras e novos tratamentos para a incontinência urinária diurna e noturna em crianças. É conferencista nacional e internacional, divulgando a técnica de eletroestimulação e outras desenvolvidas por ele ao redor do mundo.  


*Currículo lattes:* 


http://lattes.cnpq.br/2049946905043441

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑