Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Novembro Azul: Saúde de Salvador realiza dia D para cuidados com a saúde do homem


 Novembro Azul: Secretaria da Saúde de Salvador realiza dia D para cuidados com a saúde do homem neste sábado (5)´


Ao longo do mês, pasta vai intensificar a oferta de exames especializados nos Multicentros de Saúde e no Hospital Municipal


O início das mobilizações do ‘Novembro Azul’, mês de conscientização sobre a saúde integral do homem, em Salvador, será marcado pela realização do Dia D, neste sábado (5). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai abrir mais de 60 postos espalhados pela capital baiana, das 08h às 16h, para atendimento exclusivo da população masculina.


Entre os serviços disponíveis estarão: consultas com médicos clínicos, odontólogos e triagem com enfermeiros (marcação prévia em postos de saúde, ou seja, não será demanda aberta); aferição de pressão arterial e glicemia; testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s); vacinação; consulta de pré-natal do parceiro; encaminhamentos para clínica de disfunção sexual masculina e vasectomia; encaminhamento para urologistas, cardiologistas e exames especializados, como USG de próstata.


O titular da pasta, Decio Martins, explica que a programação aos sábados é uma oportunidade de ampliar o acesso do público-alvo, além de promover o autocuidado preventivo do homem. “Geralmente, o homem apresenta uma procura menor aos serviços de saúde por compreender o autocuidado como um comportamento secundário. Tal fato tem relação com questões históricas, como o machismo, o que dificulta a detecção precoce de algumas enfermidades, corroborando para o aumento das doenças crônicas e maior risco de infecções sexualmente transmissíveis. Desse modo, ações diversas voltadas ao público masculino são estratégias de sensibilização e estímulo ao cuidado”.


Após o êxito da Campanha do Outubro Rosa com a abertura de unidades de saúde aos finais de semana para atendimento do público feminino, a SMS manterá a estratégia também no Novembro Azul; cuja programação será divulgada semanalmente para a população.


Seminário de abertura


Além do Dia D, aberto para a população em geral, a comunidade de profissionais saúde de Salvador também será contemplada com um seminário cujo tema será “Importância da Saúde Sexual e Reprodutiva Masculina”. A ocasião marca a abertura da estratégia e intensificação de debates sobre o ‘Novembro Azul’ para troca de experiências entre os trabalhadores e capacitações para acolher melhor os pacientes do sexo masculinos nas unidades de saúde.


O encontro acontece no dia 8, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Campus Cabula, das 08h30 e 17h. As vagas são limitadas. Inscrições no link: https://docs.google.com/forms/d/1duKyL5ft0FUdmTPQ9COw0XOSDqc7cnW14mvxNWEMv4Q/edit?pli=1 .


Hospital Municipal


Com foco nos exames de imagem, o Hospital Municipal amplia as vagas de ultrassonografias da próstata (via abdominal e transretal). Para ter acesso ao serviço, é necessário que o interessado realize a marcação prévia exclusivamente nos postos de saúde do Distrito Sanitário Cajazeiras.


Multicentros


Ao longo do mês, serão ampliadas 300 vagas, entre consultas especializadas e exames, para acolher o público masculino. A marcação será via posto de saúde para urologista e cardiologista, além de ultrassonografias de próstata, abdômen total, aparelho urinário e de testículo.


Postos de saúde


As Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão intensificar a oferta de consulta médica e odontológica, realização de testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites) e imunização. Além disso, haverá orientações sobre pré-natal do parceiro, planejamento reprodutivo, prevenção ao câncer de próstata, combate ao tabagismo e tuberculose e encaminhamentos para clínica de disfunção sexual e vasectomia.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑