Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Novembro Negro é tema de desfile de moda na UAI Pirajá

 


Fotos: Otávio Santos/Secom

Neste mês de novembro, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) tem realizado diversas ações e atividades em alusão ao Novembro Negro. Pelo terceiro ano, a Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) Pirajá, vinculada à pasta, realizou nesta sexta-feira (25) uma atividade especial em alusão ao mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

A programação aconteceu na própria unidade, na Estrada de Campinas, onde foi realizado um desfile de moda com 22 participantes, em homenagem à cultura africana, além de uma apresentação de capoeira. O evento também contou com a participação de homens, mulheres e pessoas trans atendidos por outros equipamentos socioassistenciais de Salvador.


A iniciativa visa promover a cultura africana, combater o preconceito, além de elevar a autoestima dos assistidos e acolhidos das UAI. “Além do empoderamento pessoal e da promoção da consciência negra, precisamos também fazer com que elas se aceitem, se respeitem e respeitem o próximo”, disse o coordenador da unidade, Murilo Bastos.

Para diretora de Proteção Social e Especial da Sempre, Cláudia Cavalcante, a programação é mais uma iniciativa que visa o resgate da cidadania das pessoas acolhidas pelas unidades de acolhimento da Sempre. “O que é realizado nesses equipamentos não é apenas um acolhimento profissional, mas, um acolhimento humano”, declarou.

Acolhido há pouco mais de um mês pela UAI Pirajá, Ailê Salafiê, de 62 anos, disse ver a própria vida sendo transformada através da unidade de acolhimento. “Para mim, estar hoje aqui é um trampolim do resgate da minha honra e da minha dignidade. Morava na rua e hoje tenho a esperança de refazer a minha vida. Sou artesão, e neste grande dia de celebração, irei poder desfilar com meus artesanatos de origami”, contou animado.

Representatividade – Bastante feliz por participar do desfile, a assistida da UAI Cajazeiras VIII, Elielma de Oliveira, se emocionou ao participar do primeiro desfile de sua vida. “Estou realizada, estou maquiada, estou muito feliz e me sentindo ótima por estar participando desse desfile”.

Também desfilando pela primeira vez, a assistida do UAI Boca do Rio, Antônia Santos, disse ter ficado bastante feliz ao ser aplaudida pelos presentes. “Fiquei nervosa, mas quando vi várias pessoas me aplaudindo, me senti a pessoa mais linda desse mundo”, disse, demonstrando a autoestima.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑