Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Operação para desarticular organização envolvida no comércio clandestino de vinhos


Receita Federal participa de Operação para desarticular organização envolvida no comércio clandestino de vinhos

 


Investigações da Polícia Federal identificaram grupo estabelecido nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia, que movimentou mais de 100 milhões de reais em menos de dois anos.


Na manhã desta quarta-feira (9/11), foi deflagrada a Operação Houdini, para desarticular organização criminosa responsável por esquema milionário de descaminho de vinhos de origem argentina. 


Na ação, foram executados 8 mandados de prisão preventiva e 28 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia. Também estão sendo executadas ordens judiciais para o bloqueio de veículos, bens imóveis e contas bancárias. A operação teve a participação da Receita Federal do Brasil nos três estados. 


Na Bahia, participaram 20 servidores da Receita Federal nos municípios de Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, que realizaram a apreensão de 1.533 garrafas de vinho que ainda restavam nos depósitos para serem distribuídas. 



A investigação conduzida pela Polícia Federal em Santo Ângelo/RS teve início em 2022, a partir da apreensão de uma carga de vinhos oriundos da Argentina, no município gaúcho de Horizontina, internalizados no Brasil sem a devida documentação legal. 


Com o aprofundamento das investigações, a Polícia Federal mapeou os principais integrantes da organização criminosa e identificou que, de dezembro de 2020 a abril de 2022, o grupo movimentou mais de 100 milhões de reais. 


A carga ilegal ingressava no Brasil pela fronteira noroeste do Rio Grande do Sul, em embarcações que utilizavam portos clandestinos na margem brasileira do Rio Uruguai para descarregar a mercadoria. Posteriormente, o vinho era transportado para os estados de São Paulo e Bahia para ser comercializado. Durante as investigações, foram realizadas oito apreensões vinculadas à organização criminosa, que totalizaram mais de 17 mil garrafas de vinho.  


O nome da operação: Harry Houdini foi um dos mais famosos escapologistas da história, devido as suas habilidades de escapar de algemas, correntes, celas e prisões. Da mesma forma, os membros da organização criminosa buscavam escapar das ações fiscalizatórias das autoridades policiais para promover a entrada ilegal de milhares de garrafas de vinhos argentinos. 

 



MANDADOS DE BUSCA EXPEDIDOS POR MUNICÍPIO:


Doutor Maurício Cardoso/RS: 4


Três Passos/RS: 1


Três de Maio/RS: 1  


Horizontina/RS: 1


Cachoeirinha/RS: 1


São Paulo/SP: 4


Piracicaba/SP: 3


Hortolândia/SP: 1


Cruz das Almas/BA: 1


Feira de Santana/BA: 5


Santo Antônio de Jesus/BA: 2


Paulo Afonso/BA: 1


Camaçari/BA: 2


Lauro de Freitas/BA: 1


 


MANDADOS DE PRISÃO EXPEDIDOS:


São Paulo/SP: 2


Piracicaba/SP: 2


Feira de Santana/BA: 1


Santo Antônio de Jesus/BA: 2


Camaçari/BA: 1


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑