Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Plantadeira de mandioca fortalece produção da agricultura familiar em Condeúba

 


O Governo do Estado continua investindo e apoiando agricultores e agricultoras familiares da Bahia na ampliação da produtividade em diversos sistemas produtivos. Um deles, o da mandiocutura, está cada dia mais fortalecido em municípios como o de Condeúba, no território Sudoeste Baiano. 


Na região, os recursos do Bahia Produtiva estão sendo destinados a cooperativas como a Cooperativa dos Produtores dos derivados de mandioca da região do Rio Gavião e Serra Geral (Cooperman) e a Associação de Produtores de Morrinhos e comunidades arredores. 


Cientes da importância do cooperativismo e associativismo, as duas entidades firmaram parceria para incrementar a mandiocultura na região. Pela Associação de Morrinhos, foi adquirido por meio do projeto uma plantadeira de mandioca, que foi utilizada para plantar dois hectares de terra cedidos e custeados pela Cooperman. 


O Agente Comunitário Rural (ACR) de Morrinhos, Fernando Moreira, comentou a importância desse equipamento para alavancar a produção na região. “É um equipamento revolucionário, que vai melhorar a nossa capacidade de produção e produtividade das nossas áreas. Vai reduzir o tempo que é gasto para plantar. Em uma área como essa, demoraríamos mais de dois dias para plantar de forma manual. Com a plantadeira, são em torno de 4 a 5 horas de trabalho, levando em consideração que nós temos a maniva pronta e a máquina já faz todo o processo: corta, abre a cova, aduba e fecha a cova”. 


Os investimentos na Associação foram de R$ 1,1 milhão. “A importância do Bahia Produtiva na comunidade é enorme, porque recebemos trator, plantadeira de maniva, espalhador de calcário, grade niveladora, arado reversível, subsolador, carreta agrícola e roçadeira, além da reforma da agroindústria de processamento de mandioca”, comemora o presidente da Associação, Manoel da Silva. 


Já para a Cooperman, foram destinados recursos de R$ 4,4 milhões, para a construção de galpão, entrega de máquinas e equipamentos, sementes/manivas de mandioca e caminhão baú, além de assistência técnica e extensão rural (ATER) qualificada, pelo edital 10 do Bahia Produtiva. 


O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑