Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 20 de novembro de 2022

Prefeitura requalificará Rua da Conceição da Praia, no Comércio

 


Fotos: Lucas Moura/Secom

 

Mais um trecho histórico do bairro do Comércio passará por um projeto de requalificação urbana que promoverá desde melhorias visuais até readequação de espaços públicos existentes. O prefeito Bruno Reis assinou, nesta quinta-feira (17), a ordem de serviço para o início das obras nas ruas da Conceição da Praia, Manoel Vitorino, e da Praça Irmãos Pereira, onde será construído o primeiro edifício-garagem público da cidade. A ação ocorreu durante a entrega do espelho d’água do 2º Distrito Naval, que foi completamente revitalizado com auxílio da administração municipal.

 

O projeto de recuperação da Rua da Conceição da Praia e imediações foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e contempla as vias próximas à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, templo emblemático da capital baiana e ponto de partida para a Lavagem do Bonfim. As intervenções ocorrerão numa área de 3,8 mil m² e terão investimento próprio de R$12,5 milhões.  

 

O prefeito ressaltou que as mudanças visam dar mais beleza, conforto e ordenamento ao local, valorizando ainda mais a região repleta de pontos turísticos, como o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Basílica da Nossa Senhora da Conceição da Praia e a vista para a Baía de Todos-os-Santos. “A ação vai ajudar muito os visitantes que vêm conhecer ou circular pela região, além das pessoas que trabalham e frequentam o local. Junto com outras ações municipais, a Prefeitura está ajudando a recuperar o Centro antigo da cidade”, declarou Bruno Reis. 

 

Primeira rua – As obras terão prazo de oito meses e envolvem a requalificação da Rua da Conceição da Praia e adjacências, com remoção do asfalto da pista e recuperação de pavimentação em paralelepípedo nas vias de veículos. De acordo com o projeto urbanístico, o material é o mais condizente com as características históricas do bairro e contribuirá para a adequação da velocidade de tráfego.  

 

A iniciativa propõe ainda o alargamento das calçadas nas proximidades da basílica para melhoria do trânsito de pedestres. Os passeios terão o piso em pedra portuguesa recuperado e granito serrado.

 

O paisagismo será valorizado com plantio de árvores, a fim de aumentar o conforto dos pedestres que transitam pela calçada, e as vagas de estacionamento em via pública serão ordenadas.  A ação prevê também a retirada de fiação aérea e projeto de valas técnicas para cabeamento subterrâneo, iluminação cênica especial para a basílica e sistema de drenagem para escoamento das águas das chuvas.  

 

“Após anos de abandono, uma das regiões mais importantes da nossa cidade, pelo seu valor patrimonial, histórico e arquitetônico, será totalmente recuperada. A Rua da Conceição da Praia é a primeira do Comércio e foi construída no final do século XVI. O restauro da Ladeira da Conceição e seus arcos, a recuperação das muralhas do frontispício, da praça Cairu e do Elevador Lacerda marcam a importância que a gestão municipal vem conduzindo a preservação do nosso patrimônio. São os grandes marcos e símbolos da paisagem da cidade do Salvador”, destaca a presidente da FMLF, Tânia Scofield.  

 

Edificação – A Praça Irmãos Pereira, situada entre as ruas da Conceição da Praia e Manoel Vitorino, será repaginada. O espaço ganhará um edifício-garagem em dois níveis com 63 vagas para automóveis, área de convivência e valorização do monumento aos Irmãos Pereira, instalado no local desde 1954.  

 

De autoria do escultor Pasquale de Chirico, a peça é composta por três estátuas em bronze, que representam Manoel Vitorino Pereira, José Basílio Pereira e Antônio Pacífico Pereira. Estão assentadas sobre pedestal tríplice em concreto revestido com placas de granito rosado, imitando blocos superpostos. Aplicadas ao pedestal encontram-se inscrições alusivas aos homenageados e, na parte frontal há o símbolo da República, também em bronze.  

 

Investimentos – Nos últimos anos, a Prefeitura destinou um montante de investimentos para revitalização de diversos espaços públicos do Comércio, bairro de grande relevância histórica no surgimento e desenvolvimento de Salvador.  O pacote de ações abrange a requalificação do Mercado Modelo e as construções da Casa das Histórias e Arquivo Público Municipal, cujas obras estão em andamento, assim como a implementação da Cidade da Música, no Casarão de Azulejos Azuis.  

 

A lista tem ainda as entregas do Hub Salvador, do Polo de Economia Criativa, das praças Visconde de Cairu, da Inglaterra e Deodoro da Fonseca, assim como urbanização da Rua Miguel Calmon e criações do programa de Habitação do Centro Antigo e do plano de implantação do Centro Administrativo Municipal, com funcionamento de novas sedes de secretarias da Prefeitura.

 

Espelho d’água – Outra atração da região da Conceição da Praia, o espelho d’água do 2º Distrito Naval foi recuperado e passa a ter iluminação cênica, tornando o equipamento e a localidade ainda mais bonitos. O comandante da instituição, vice-almirante Humberto Caldas da Silveira Junior, ressaltou que ação acontece justamente no ano em que o Brasil celebra dois séculos de independência e de criação da Marinha brasileira.

 

“O 2º Distrito Naval faz parte da história de Salvador. Na década de 1970, a área deste distrito tinha muros e, quando foram derrubados, a população pôde ver o prédio, que entrou na paisagem belíssima dessa região. Anos depois, a Marinha construiu este espelho d’água com água salgada, com tecnologia bem antiga, e precisávamos revitalizar esse equipamento. Este é um presente da Marinha e da Prefeitura para a cidade”, declarou Silveira Junior.

 

O prefeito ressaltou que o espelho d’água faz parte do patrimônio de Salvador. “Já fizemos outras parcerias com a Marinha, tivemos auxílio no enfrentamento à pandemia e é sempre um colaborando com o outro no desenvolvimento da cidade. Para nós, é motivo de muita alegria fazer essa entrega”, completou Bruno Reis.

 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑