Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Saiba quais são os tipos de estresse e como fugir deles

 


E-book do programa Viver Bem, da Sodexo Benefícios e Incentivos, traz dicas para melhorar a saúde mental

 


São Paulo, outubro de 2022 – As incertezas sobre o futuro que foram geradas pela pandemia do novo coronavírus causaram piora na saúde mental dos trabalhadores brasileiros. De acordo com a pesquisa O Futuro da Vida no Trabalho da Sodexo realizada em parceria com a Harris Interactive, 29% dos entrevistados afirmaram que o bem-estar mental estava abaixo do normal, e, deste total, 70% afirmaram que a causa se deu em razão da ansiedade apresentada pela pandemia e 68% sobre a incerteza sobre seu futuro. Situações como essas geram estado de estresse excessivo, acarretando em ínumeros malefícios à saúde. Para ajudar a passar por esse momento, o Viver Bem, programa da Sodexo Benefícios e Incentivos que promove ações de nutrição, saúde, bem-estar e qualidade de vida, preparou dicas voltadas ao auxílio da manutenção da qualidade de vida elaboradas pela sua nutricionista Soraia Batista.


“Alguns maus hábitos podem operar como agentes estressores, como o tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e má qualidade do sono. São atitudes que podem colocar em risco o nosso bem-estar físico e mental”,  aponta Batista, também responsável pelo Viver Bem.


A especialista em nutrição alerta ainda sobre alguns tipos clínicos de estresse: o agudo (Transtorno de Estresse Agudo - TEA), que é gerado após a exposição a um evento traumático e é caracterizado por ser intenso, curto e passageiro; e o crônico, que afeta a maioria da população e tende ser constante, dificultando o foco, a produtividade e a disposição.


“A evolução do estresse é dividido em três fases: fase de alerta, fase de resistência e fase de exaustão. E todas elas podem prejudicar de alguma maneira a nossa saúde. Por isso, fazer exercícios físicos, por exemplo, é uma boa pedida para aliviar o estresse e ter mais qualidade de vida, já que a prática induz a produção de endorfina, substância que tem efeito relaxante e analgésico”, orienta Soraia.


 


Três fases do estresse e suas características:


Fase de alerta

Ocorre quando o indivíduo entra em contato com os agentes estressores, que podem ser internos, relacionados a personalidade (perfeccionismo, pressa, ansiedade) ou externos, ligados ao ambiente (mudanças no trabalho, problemas familiares, imprevistos). Principais sintomas: tensões, dores musculares, agitação, suor e dor no estômago.


Fase de resistência

É a tentativa do corpo de voltar ao seu equilíbrio, tentando se adaptar ao problema ou eliminá-lo. Principais sintomas: problemas com a memória, mudanças de apetite e sensibilidade emotiva.


Fase de exaustão

É nessa fase que podem surgir diversos problemas crônicos de saúde ligados ao estresse, podendo trazem comprometimento físico e psicológico da pessoa. Principais sintomas: tiques nervosos e insônia, diarreias constantes, angústia, indiferença e crises ansiosas.


 


Dicas para combater o estresse:


Organize seu ambiente: Mantenha o ambiente de trabalho limpo, iluminado, ventilado, sem cigarros, poluição ou barulho excessivo.

Planeje suas férias: Não acumule ou “pule” seu tempo de descanso. Conhecer novos lugares ou dar uma pausa na rotina melhora tudo.

Seja gentil consigo mesmo: Em momentos de tensão, faça um relaxamento com respiração lenta e pausada.

Movimente-se: Nos momentos livres, faça caminhada, pratique esportes ou até dance. Use mais as escadas e menos o elevador. Consulte seu médico periodicamente e faça exames de rotina.

Valorize sua saúde mental: Desenvolva um novo hobby. A internet está cheia de vídeos e tutoriais de "Faça Você Mesmo". Procure alguma coisa que esteja bem distante da sua rotina. Pratique meditação. Busque terapia.

Tenha uma alimentação saudável e balanceada: Para começar, procure um nutricionista para te orientar. Coma frutas, legumes e verduras variados diariamente. Evite os alimentos industrializados. Faça as refeições em ambiente calmo e evite comer assistindo televisão ou trabalhando. Evite também comer em excesso quando estiver nervoso ou ansioso.

 

Imagem psicologospaulista

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑