Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Salvador participa de painel sobre sustentabilidade em Conferência da ONU

 Foto: Valter Pontes/Secom

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), participa neste sábado (12) da 27ª Conferência da Organização das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP27), que acontece em Sharm el-Sheikh, no Egito. Em formato virtual, a titular da pasta, Marcelle Moraes, vai apresentar o painel “Educando para a sustentabilidade”. 

Dentre os temas a serem abordados está a promoção e gestão do Programa de Agricultura Urbana do Município, que inclui a instalação de hortas urbanas pela cidade – são 74 hortas até o momento. Outras iniciativas são o programa de alimentação saudável nas escolas públicas do município, em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação (Smed); o projeto Horta em Casa, com incentivo aos cidadãos para que cultivem hortaliças na própria residência; a valorização das feiras agroecológicas do município e um curso de qualificação remoto oferecido aos agricultores urbanos da cidade, que já alcançou 80 participantes na primeira turma.

“O principal desafio que estamos enfrentando no momento para diminuirmos os números expressivos de insegurança alimentar está na governança. Por isso, Salvador está se mobilizando para reverter essa condição, através da constituição de um Grupo de Trabalho interinstitucional, focado na promoção e na articulação de projetos e programas entre as várias secretarias de governo, bem como, organismos de cooperação internacional, ambiente acadêmico, iniciativa privada e sociedade civil”, declara Marcelle.

A gestora informa que os resultados começam a aparecer através da retomada do Conselho de Segurança do Município, da criação da lei de segurança alimentar, do decreto de doação de alimentos, da ampliação das hortas urbanas para centros de produção e comercialização de alimentos, e da ampliação dos restaurantes para a população de baixa renda, dentre outras ações.

Além disso, a Prefeitura está em processo de finalização de parcerias internacionais para cooperação mútua, que trarão fôlego e infraestrutura para ampliação das atividades e impacto de seus projetos. Entre os principais exemplos está a aproximação com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), para firmar uma parceria em territórios rurais não-agrícolas, e a aproximação com o governo federal para ampliação da agenda da agricultura urbana da cidade.

“Salvador está atenta às questões de segurança e soberania alimentar do município e estamos abertas a cooperação e a aproximação cada vez mais intensa de cidades e países modelares no assunto. Esperamos que as decisões saiam do papel e se tornem mecanismos claros, objetivos e impactantes quanto ao papel estratégico dos sistemas alimentares”, finaliza a titular da Secis.

Evento – Iniciada no último dia 6, a COP 27 é considerada a maior e a mais importante conferência mundial sobre temas relacionados às mudanças climáticas, e envolve representantes de diversos países do mundo. Durante os 12 dias da conferência, que segue até o dia 18, os países participantes debatem sobre adaptação climática, mitigação dos gases do efeito estufa, impacto climático na questão financeira e colaboração para conter o aquecimento global. Também deverão ser definidos, no encontro, aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris e dar previsibilidade ao financiamento climático.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑