Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Salvador promove ação em memória das vítimas no trânsito


 Fotos: Otávio Santos/Secom

Em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, instalou dois mega painéis nas avenidas Mário Leal Ferreira (Bonocô) e Luís Viana Filho (Paralela). Além dos mega painéis, durante a manhã desta terça-feira (22), foram colocadas 117 rosas e bandeiras brancas nos entornos das estruturas. O número refere-se às vidas perdidas no trânsito de Salvador em 2021.

Esta é a terceira vez que a ação é realizada na capital baiana, este ano trazendo o tema “Nós não queremos mais vítimas para serem lembradas, nós queremos viver nossas vidas juntos”. De acordo com o superintendente da Transalvador, Marcus Passos, a cidade tem reduzido significativamente o índice de acidentes nos últimos anos. O gestor reforçou ainda que é necessário contar com o bom senso e sensibilidade da população para diminuir ainda mais os números de sinistros e mortes no trânsito.

“Apesar da redução numérica, ainda perdemos 117 vidas em 2021. Sentimos muito por cada uma dessas vidas, pois sabemos que quase todas as mortes no trânsito são causadas por uma falha humana e poderia ter sido evitada”, alertou Passos.


O município se destaca também na melhoria da mortalidade dos mais vulneráveis no trânsito. No ano passado, a cidade registrou 15% menos mortes de pedestres. Já os motociclistas, categoria que mais se envolve em acidentes, tiveram redução de 9% no número de mortes.

Compromisso – Salvador também se tornou a primeira cidade do Brasil a assinar uma carta de compromisso com a ONU, com o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito, até 2030, e já se destacou como uma das cidades do mundo que conseguiram superar essa meta. A cidade continua investindo em ações de fiscalização, educação para o trânsito e realizando intervenções que promovem a segurança viária, a exemplo do projeto Zona 30.

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, chama a atenção sobre a importância de dirigir com atenção e segurança e destaca também as ações da Prefeitura para a redução do percentual de mortes no trânsito da cidade. “Essa é uma ação muito forte. Esperamos que cada pessoa que passe por aqui veja essa placa e reflita sobre esse número de vidas que foram perdidas e entenda que o cuidado e a responsabilidade de dirigir com segurança e responsabilidade são de cada um de nós. Nos últimos anos, Salvador se destacou mundialmente na redução de mortes no trânsito. Ultrapassamos a meta da ONU sete anos antes, chegamos a reduzir 55% das mortes aqui em Salvador, mas isso ainda é pouco. Só poderemos comemorar no dia em que Salvador não registrar nenhuma morte no trânsito”, disse.


Nos anos de 2020 e 2021, uma obra artística e um painel interativo foram instalados na Barra em alusão à data. Além de Salvador, o evento acontece também em Recife (PE), Campinas (SP), Quito e Guayaquil (Equador), Guadalajara e Cidade do México (México), Bogotá e Cali (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), além de cidades na África e Ásia que também fazem parte da Iniciativa Bloomberg.

Origem – O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (WDR na sigla em inglês) é celebrado no terceiro domingo de novembro há mais de 25 anos. O evento integra um movimento global que faz alusão ao ‘Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito’, data que desde 2005 faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e que busca chamar atenção para a tragédia que a epidemia deste tipo de morte vem provocando, especialmente em grandes centros urbanos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sinistros de trânsito são a 8ª causa de morte para pessoas de todas as idades e a 1ª causa de morte de crianças e adultos jovens de 5 a 29 anos de idade. Todos os anos morrem 1,35 milhão de pessoas devido a lesões causadas pelo trânsito rodoviário no mundo. Isso significa uma morte a cada 23 segundos.

Iniciativa Bloomberg – A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para apoiar as cidades nas atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑