Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 20 de novembro de 2022

Salvamar e GCM atuam em ocorrência com peixe-boi em Itapuã

 


Salvamar e GCM atuam em ocorrência com peixe-boi em Itapuã

 

Espécie rara no litoral baiano, o peixe-boi-marinho Tupã, que havia sido reintroduzido em seu habitat natural em 2012, foi avistado na manhã de quinta-feira (17), em uma praia de Itapuã. Resgatado em 2005, na Bahia, Tupã vem sendo monitorado desde então.

 


O chefe de Prevenção e Treinamento da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), Jou Alexandre Oliveira, foi acionado para a ocorrência por um colega salva-vidas, que avistou o animal e enviou um registro do acontecido. Logo depois, foi feito o contato com o Grupamento de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal (GCM), que acionou o Instituto do Meio Ambiente (IMA). O Gepa e os pescadores conduziram o animal para alto-mar.

 


Sinalização - “Tivemos um retorno positivo do IMA, relatando que as bandeiras roxas foram fundamentais para que eles identificassem o local do chamado. A sinalização também foi importante para impedir o acesso de banhistas à área e eventuais incidentes”, declarou Oliveira.

 

Segundo o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o peixe-boi apareceu durante o período de maré seca e teve dificuldade em se deslocar. "Nossa Equipe de Resposta Rápida (ERR) colocou, imediatamente, as bandeiras para auxílio do resgate", explicou.

 

Em casos semelhantes, a orientação é para que o cidadão entre em contato com a GCM, para acionamento da equipe de agentes treinados em ocorrências com animais silvestres, especialmente marinhos.  A GCM é acionada através do número (71) 3202-5312.

 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑