Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Salvamar registra baixo número de ocorrências no final de semana

 


Foto: Bruno Concha/Secom 


O último final de semana foi marcado pela passagem de uma frente fria em Salvador. Apesar disso, o sol tímido levou as pessoas às praias do litoral e, segundo a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), foram registrados uma ocorrência de afogamento, uma criança perdida em Stella Maris, que foi devolvida à família, dois socorros a casos de coma alcóolico e 313 prevenções realizadas.


O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, acredita que o clima chuvoso, aliado ao uso das novas bandeiras de identificação na faixa litorânea, foram fundamentais para conscientizar os banhistas. “No sábado (19), com uma frente fria forte, a Salvamar iniciou a manhã com esquema de rondas. A partir do momento em que o tempo abriu, ativamos os principais postos, apesar de estar chovendo muito em alguns pontos. A quantidade de ocorrências diminuiu por isso, e claro, graças às novas sinalizações preventivas já em uso há uma semana, na cidade”. 


O coordenador aproveitou para dar algumas orientações aos banhistas. Ao chegar nas praias, procurar sempre um mirante da Salvamar e agentes de salvamento, treinados e capacitados para orientar sobre o melhor local para o banho. Outra dica importante é não descuidar das crianças. O cuidado essencial para os adultos é com o consumo de bebidas alcoólicas. O gestor orienta que, se beber, evite o banho de mar, pois o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser muito perigoso. 


Desde o início de novembro, a Salvamar conta com 540 novas bandeiras –200 vermelhas, 200 amarelas, 70 verdes e 70 roxas – que são colocadas nas praias de Salvador, informando os banhistas sobre os riscos na área. 


Na última quinta-feira (17), agentes da coordenadoria, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, utilizaram a bandeira roxa, que indica a presença de animais marinhos, em uma ocorrência com um peixe-boi-marinho na praia de Itapuã. De acordo com os agentes, houve um retorno positivo por parte dos envolvidos na ocorrência quanto ao uso da bandeira, que facilitou a identificação do local. Na ocasião, o animal foi devolvido ao alto-mar. 


Prevenção – Desde o início do ano, a Salvamar já contabilizou 962 ocorrências nas praias de Salvador, com quase 24 mil prevenções reativas, 114 crianças perdidas devolvidas aos pais, 28 socorros em via pública ou praia, 15 intervenções com animais marinhos (incluindo a do dia 17) e 12 óbitos. 


A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em 35 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do Município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.


A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.


Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑