Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Saúde realiza XII Semana de Mobilização de Doença Falciforme nesta terça (8)


 Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) através do Programa Municipal de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, promove nesta terça-feira (8), a partir das 14h, a XII Semana de Mobilização de Doença Falciforme. A atividade acontecerá na Faculdade Estácio – Campus Gilberto Gil, no Stiep.

O evento tem como tema “Qualificando e tecendo a produção do cuidado em Doença Falciforme”, considerando que promover o acesso ao conhecimento e a informação ajuda a população a entender a doença e buscar os devidos cuidados. O público-alvo são os profissionais dos Distritos Sanitários, da Atenção Primária, dos Ambulatórios Especializados em Doença Falciforme, os Centros de Especialidades Odontológicas, Centros de Atenção Psicossocial da rede municipal, bem como usuários, estudantes e residentes interessados na temática.

Programa – O Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme visa estruturar a assistência, promover e implementar ações que garantam o cuidado integral dos pacientes com a doença. “Necessitamos reforçar estas ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O paciente necessita de identificação, acompanhamento multidisciplinar e multiprofissional precoce para que possamos reduzir cada vez mais o índice de mortalidade”, declara o secretário da SMS, Decio Martins.

As manifestações clínicas da doença ocorrem a partir do primeiro ano e estendem-se por toda a vida. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), a doença falciforme é mais prevalente (mas não exclusiva) em pretos e pardos (negros). Para auxílios e cuidados a este público, além da estrutura da rede de atenção básica, a Saúde de Salvador conta com dois ambulatórios municipais que estão no Multicentro Carlos Gomes e no Multicentro Vale das Pedrinhas e atualmente atendem cerca de 2 mil pacientes.

Confira a programação

13h30 - Recepção

14h - Mesa de abertura

14h30 - Qualidade dos dados sobre Doença Falciforme na Bahia

15h - Aspectos antropológicos e de Saúde Pública na DF

15h30h - Impacto psicossociais do Diagnóstico da Doença Falciforme na Família

16h - Discussão e perguntas

17h - Encerramento


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑