Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

SPI alerta sobre a nova variante Ômicron BQ.1 da covid-19

 


Segundo comunicado da Secretaria Municipal de Saúde, já é possível constatar a circulação da Ômicron BQ.1 no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Por meio do sequenciamento genético, a Fiocruz confirmou um caso dessa subvariante.  


Os resultados de testagem para covid-19 também tiveram um aumento nas últimas semanas, de 2,6% em setembro (3/114) para 18,3% em outubro (21/115), segundo dados da CTD-Covid-19/NEEDIER – UFRJ.


Diante desse cenário, a diretora da SPI e médica infectologista no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Dra. Karen Mirna Loro Morejón alerta para a retomada dos protocolos de saúde, como o uso de máscaras em ambientes fechados ou de aglomeração e o esquema vacinal atualizado para a proteger a população.  


“A recomendação é que quem não tomou a vacina ou dose de reforço, faça o quanto antes, pessoas de grupos de risco usem máscara, ou em locais fechados ou de aglomeração e aqueles que estiverem com sintomas gripais, lembre-se de seguir os protocolos de saúde e do isolamento social para não disseminar o vírus”.

 


Atenção aos sintomas:


- dor de cabeça;


- tosse;


- febre;


- dor de garganta;


- cansaço;


- perda de olfato e paladar.


 


E nos casos mais graves, falta de ar.


Se existe suspeita da doença, procure uma unidade de saúde para fazer o teste e a prescrição do tratamento adequado. 


A fonte-médica fica à disposição para entrevistas! 


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑