Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 5 de novembro de 2022

VI Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos

 


*VI Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos promove diálogo entre sociedade, empresas e poder público*


Celebrando os 521 anos da Baía de Todos os Santos (BTS) a ONG Pró-Mar realizou nesta terça-feira (01), no Hub Salvador, no Comércio, a sexta edição do Fórum de Sustentabilidade da BTS, reunindo representes da sociedade civil, empresas e poder público num debate sobre iniciativas que vem sendo realizadas para garantir a sustentabilidade social e ambiental nas comunidades no entorno da Baía. O evento teve como proposta o alinhamento ao objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, previsto na Agenda 2030 - acordo internacional firmado pelos estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é estimular a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, através do mapeamento de atividades que melhorem simultaneamente a saúde dos oceanos e o crescimento econômico, de maneira compatível com os princípios de equidade e inclusão social. 




Diretor-presidente da ONG Pró-Mar, José Roberto Pinto, o Zé Pescador, avaliou positivamente o resultado do Fórum. “Alcançamos o nosso objetivo de unir e conectar pessoas, compartilhar visões e discutir sobre alguns temas que são muito relevantes do ponto de vista ambiental e social. Foi uma oportunidade também de criar canais de diálogos e de discutir com os segmentos importantes que atuam neste território sobre o que está sendo praticado e juntos encontrar soluções”, avalia Zé Pescador. 

“Esse Fórum foi muito importante principalmente para as nossas associações de comunidades tradicionais, para a gente esclarecer e juntar tanto empresa quanto comunidade para um diálogo. O impacto ambiental ele está aí, ele está na vida das pessoas e dos pescadores então a gente precisa debater isso. Daí a importância deste espaço criado por este evento”, afirmou Luana do Brasil, secretária da Associação de Moradores, Pescadores e Marisqueiras de Porto dos Cavalos, Martelo e Ponta Grossa, em Ilha de Maré. 

A importância do espaço criado pelo Fórum para o diálogo e conexão com comunidade foi ressaltando também pelos representantes das empresas que atuam na BTS. "O ESG está na essência da Acelen, e participar desse evento para nos aproximar ainda mais das comunidades, conhecer outras iniciativas e apresentar quem somos, foi uma oportunidade especial. Seremos um agente de transformações positivas no entorno da Baía de Todos os Santos", afirmou Marcelo Lyra, vice-presidente de Comunicação, Relações Institucionais e ESG da Acelen. 

Um dos palestrantes do evento, o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacellar, destacou a importância do equilíbrio social e ambiental para o desenvolvimento da atividade turística, ressaltando que é neste caminho que o governo do Estado tem trabalhado. “Nós precisamos que os sítios turísticos tenham sustentabilidade para que eles sejam aproveitados por essa geração e pelas gerações futuras e Organização Socio Ambientalista Pró-Mar é uma parceira do Governo da Bahia na sustentabilidade ambiental na Baía de Todos os Santos”, destacou Bacellar. 

Também estiveram no Fórum como palestrantes a promotora Cristina Seixas, representando o Ministério Público do Estado da Bahia, Cesar Souza, CEO do Grupo Empreenda, Luciana Pianaro, CEO da Revista Vida Simples, Gui Marback, da Crescimento e Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia. Entre as presenças destacadas no evento estão a de Alessandra Silva, presidente do Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré, André Ferraro, secretário de Meio Ambiente de Madre de Deus, Eduardo Ataíde, da WWI, Priscila Velloso, secretária da SUCOM e técnicos da diretoria de meio ambiente de Vera Cruz, Ajax Tavares, representante da Federação de Pesca da Bahia e do professor-doutor Igor Cruz, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O Fórum de Sustentabilidade da BTS também contou com um momento de grande emoção para todos os presentes: a homenagem ao pescador Milton Sales, o SR. Naná. Aos 82 anos, ele agradeceu a honraria recebida das mãos do diretor-presidente da Pró-Mar, destacando que quando não estiver mais entre nós gostaria de ser lembrado por seus descendentes pelo trabalho que desenvolveu ao longo da vida e que realiza também nos dias atuais para proteger o ecossistema da baía. 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑