Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária



Secretários e secretárias de Agricultura e Desenvolvimento Rural dos estados nordestinos abrem, nesta quarta-feira (14/12) a Programação Técnica da 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, com a XX Reunião do Fórum Eugênio Peixoto dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, que começa a partir das 9h, no Hotel Bahiamar, em Salvador.


A abertura oficial da Feira acontece amanhã (14/12), na entrada principal do Parque Costa Azul, a partir das 17h. O evento, que segue até este domingo (18/12) com a apresentação e comercialização de 2.293 produtos de 209 empreendimentos da agricultura familiar, conta com a realização, em paralelo, de uma série de outros eventos técnicos para dinamizar e contribuir com o avanço das ações desse segmento que movimenta a economia dos municípios baianos.


Serão mais de 30 eventos acontecendo durante os dias da Feira. Um deles é o VII Encontro Estadual de Mulheres Rurais, que começa a partir de amanhã (14) e segue até a quinta-feira (15) reunindo grandes protagonistas da agricultura familiar da Bahia. A abertura será realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a partir das 9h.


Outros importantes temas serão debatidos em eventos realizados em salas e auditórios do Colégio Thales de Azevedo, localizado próximo ao Parque. Por lá, vai acontecer, nesta quinta-feira (15), o VI Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, com o tema Expressões de Gênero, Raça, Juventude e a Economia da Agricultura Familiar nos Territórios Baianos. O evento é organizado pela Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX/SDR), em parceria com a Rede Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.


A XX Reunião do Fórum Eugênio Peixoto


Na pauta da XX Reunião do Fórum está o debate sobre a análise de conjuntura e perspectivas para a agricultura familiar, com a participação de movimentos sociais do campo, e explanações sobre o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e seu impacto sobre a educação básica nos estados e municípios do Nordeste, sobre o Projeto Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga) e Diagnóstico da Rede Nacional de Territórios.


Os gestores e as gestoras discutem ainda os Serviços de Inspeção Agropecuária e a agenda programática do Fórum para 2023 no Encontro dos Consórcios Públicos Municipais do Estado da Bahia.


À tarde, a programação segue com a 17ª Reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, com a troca de experiências sobre ações para importação dos produtos da agricultura familiar com a Câmara Empresarial Brasil-Cuba e traçar ações para 2023, inclusive, a realização da II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Os encontros acontecem no Hotel Bahiamar, em Salvador.


O VII Encontro Estadual de Mulheres Rurais


Um total de 150 mulheres rurais, de todos os territórios de identidade da Bahia, participam do VII Encontro Estadual de Mulheres Rurais. A programação será lúdica e contará com troca de saberes e experiências como as oficinas temáticas: ‘Turbante como Prática Política e Estética’ e ‘Relaxamento e Práticas Holísticas’ e o painel ‘Os Desafios sobre a Transversalidade de Gênero na Agricultura Familiar sobre o Olhar dos Governos Estadual e Federal’.


Entre as presenças já confirmadas estão a secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, a subsecretária de Programas do Consórcio Nordeste, Maria Fernanda Coelho, a delegada Giovanna Bonfim, a major Denice Santiago, a defensora pública Alessia Tuxá e a cientista social e membro da Rede Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, Rosana Vieira.


Outros eventos


Serão realizados eventos como: Capacitação sobre Acesso a Mercados, Seminários sobre Turismo de Base Comunitária, Encontros com Representantes e Associações da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), encontro com os Consórcios Públicos Intermunicipais e debates sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Para mais informações, acesse aqui. 


Sobre a Feira


A 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Federação Unicafes - Bahia). O evento conta com o apoio da Bahiatursa, Conder e secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento (Seplan), e Educação (SEC).



0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑