Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Animação infantil traz a música como aliada no desenvolvimento das crianças

 


Animação infantil Tom Tamborim traz a música como aliada no desenvolvimento das crianças


Selecionado na chamada Petrobras Cultural para Crianças, curta-metragem baiano terá lançamento presencial em Salvador e no canal oficial do YouTube no dia 11/12


O ritmo é a linguagem universal. Tudo vibra e emite frequências, constituindo uma maneira bonita e rica de perceber o mundo, especialmente para as crianças, em fase de desenvolvimento e descobertas. É a partir dessa premissa que “Tom Tamborim”, animação infantil em 2D, foi realizada. O curta-metragem baiano, com direção de Maria Carolina e Igor Souza, terá lançamento no dia 11 de dezembro, às 16h, no canal de YouTube do filme (https://youtube.com/@tomtamborim). Para marcar o lançamento, “Tom Tamborim”, que teve patrocínio da Petrobras, será exibido presencialmente em Salvador, na Sala de Arte - Cinema do Museu às 10h do dia 11/12, com entrada gratuita. Classificação indicativa: Livre.


Selecionado na chamada Petrobras Cultural para Crianças, o curta-metragem “Tom Tamborim” explora musicalidade, imaginação e auto-estima através do protagonista Tom e seus colegas de escola, crianças de 6 anos. A narrativa gira em torno dos preparativos da turma para o Festival da Primavera, no qual Tom e 3 amigos realizarão uma apresentação musical. O entusiasmo do protagonista para o evento faz com que ele acabe atrapalhando os trabalhos individuais dos seus colegas, mas é com muita imaginação que a história nos transporta para outro ambiente, em contato com a natureza, em que junto com a professora as crianças apreendem o som dos animais, das plantas, do vento e dos próprios instrumentos que tocam. A partir dessas sonoridades a professora ensina lições sobre a vida e o tempo, mostrando a Tom que há momentos de silêncio e quietude, assim como há o trabalho em conjunto, mas há também as individualidades de cada um.


 



Para Igor Souza, um dos diretores do filme, a importância desta animação é trazer para as crianças aprendizados sobre viver em sociedade a partir de um elemento que é orgânico, pertencente a todo ser humano, que é o ritmo. “O ritmo é a nossa compreensão do tempo, sua divisão em células, ciclos e frequências e nos prepara para um senso de rotina que mantém a vida”, afirma o diretor que junto com Maria Carolina são sócios da Produtora Lanterninha, que possui em seu portfólio projetos de animação tanto infantil quanto adulto. A empresa é co-produtora do curta em parceria com a Hasta La Luna e ambas produtoras estão sediadas na Bahia.


 


Todos os sons de “Tom Tamborim” possuem cadência musical e são percebidos de forma bastante particular conduzidos pela criança protagonista: a cadeira que arrasta, o colega que espirra, as formigas que andam, a régua que bate na grade, o toco de árvore, que é oco, soa diferente. Fruto do trabalho primoroso de Foley e Mixagem de Jorge Solovera e da trilha sonora concebida  por Jarbas Bittencourt, cuja trajetória é marcada pela ponte entre a dramaturgia na Bahia e a música. Neste sentido,  Tom, como protagonista, personificando toda sua extroversão e vontade de estar no mundo em sua paixão pela percussão, afirma também o universo percussivo como protagonista.


 


 


Após o lançamento oficial no dia 11/12, serão realizadas sessões em escolas parceiras, viabilizando também atividades pedagógicas com alunos e o corpo docente. A expectativa dos diretores é que “Tom Tamborim” seja apenas o início de um trabalho audiovisual para crianças que coloque a música em evidência de maneira lúdica. O objetivo é que esta produção seja um episódio piloto para uma série homônima. 


 


"As narrativas sempre foram parte fundamental na construção de valores que teciam uma identidade coletiva", diz Igor Souza, no que tange às múltiplas possibilidades educativas trazidas pelo curta-metragem."Construir narrativas para o presente é fornecer elementos para que os pequenos tenham ferramentas de construção da sua própria personalidade em diálogo constante com a sociedade de seu tempo", complementa o diretor sobre a animação que é indicada para crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. 


 


Além da direção de Maria Carolina e Igor Souza, também responsável pela direção de arte, “Tom Tamborim” teve roteiro e produção executiva de Mariana Vaz e Alessandro Vital. O curta-metragem ainda  possui  animação da Equipe Belli Studio. O projeto é um dos selecionados na Chamada Petrobras Cultural para Crianças e conta com o patrocínio da Petrobras através da Lei de incentivo à Cultura, em uma realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


 


Sinopse de Tom Tamborim


 


Tudo é ritmo e diversão na vida de Tom. Alegre, inquieto e cheio de suingue, ele  está sempre batucando por onde passa, mesmo que isso atrapalhe a professora e seus colegas da escola. Incansável na hora de solucionar um problema, Tom é capaz de criar algo que não existe para superar seus desafios, tendo sempre a música como sua maior aliada.



Ficha Técnica Tom Tamborim


Direção: Maria Carolina e Igor Souza 

Direção de Arte: Igor Souza

Roteiro: Mariana Vaz e Alessandro Vital

Supervisão de Roteiro: Maria Carolina e Igor Souza

Produção Executiva: Mariana Vaz e Alessandro Vital

Animatic: Tiago Oliveira

Assistente de Arte: Carolina Albuquerque 


Elenco: 


Tom - Daniel Farias 

Regi - Ariane Souza 

Mila - Dani Tucuxi

Sol - Fernanda Pinho 

Fafá - Véu Pessoa


Trilha Sonora Original: Jarbas Bittencourt

Produção Trilha Sonora: Leonardo Bittencourt

Foley e Mixagem: Jorge Solovera

Gravação de Vozes: André T e Leonardo Ferreira

Montagem: Maria Carolina 

Design Gráfico: Rex Leal

Animação: Equipe Belli Studio

Coprodução: Hasta La Luna e Lanterninha

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑