Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Arena Aquática Salvador completa quatro anos revelando talentos no esporte

 


Fotos: Bruno Concha/Secom

Com mais de três mil alunos atendidos, a Arena Aquática Salvador, equipamento esportivo público municipal administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), na Pituba, completa quatro anos de funcionamento nesta quinta-feira (22). O medalhista olímpico e gerente de esportes aquáticos da arena, Edvaldo Valério, celebrou a data e fez uma avaliação das atividades realizadas no local durante esse tempo.

“Para mim é uma satisfação enorme completar mais um ano no comando da arena. Poder acolher os mais diversos públicos e proporcionar uma mudança de vida e transformação social, através do esporte, é muito satisfatório. Aqui, atendemos idosos, crianças, jovens e o público PCD. Conseguimos identificar novos talentos e incentivar ainda mais essas pessoas a encararem o esporte também como uma atividade profissional. Com certeza temos motivos de sobra para comemorar”, contou. 

Estrutura – A arena possui 15 mil m² de área e abriga a piscina olímpica (50×25 metros) que foi usada no Estádio Aquático de Esportes Olímpicos, onde foram realizadas as disputas de medalhas da natação na Rio 2016. A estrutura física inclui uma piscina semiolímpica destinada ao trabalho social, oferecendo aulas de natação e hidroginástica para a população, além de academia, sala de fisioterapia, sala de atendimento médico, sala para exames antidoping, vestiários para atletas e paratletas, sala de técnicos, dentre outras.

Fabiane Santos, uma das instrutoras de natação, relata que o equipamento possibilitou a expansão da natação para as mais diversas classes sociais. “A natação era colocada como um esporte elitizado, mas a construção da arena aquática possibilitou que qualquer pessoa, independente da classe social, idade e outras características, pudesse praticar esse esporte. Eu trabalho aqui desde a inauguração do equipamento e para mim é uma alegria enorme participar de tantas histórias e transformações que a natação proporciona”, relatou a profissional. 

Oportunidade – Além disso, a arena já formou mais de 140 atletas de alta performance desde a inauguração, em 2018.  Neste período, foram realizadas 14 competições de destaque, envolvendo cerca de seis mil participantes, somando inscritos e expectadores, a exemplo do Campeonato Baiano de Inverno, o Troféu Sérgio Silva de Clubes, um dos principais eventos esportivos aquáticos do Nordeste, e o Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior de Natação de Inverno.

Bianca Freitas, de 17 anos, relata que encontrou na arena aquática uma oportunidade de retornar às piscinas. “Eu estava sem nadar há algum tempo, quando o meu treinador me apresentou a arena. Desde então é nesse local que eu encontro a minha paz. A cada caída que eu dou nessa piscina, a cada braçada e respirada eu me sinto completa. A Arena Aquática é realmente um lugar transformador”, explica a nadadora. 

Aulas gratuitas – De acordo com o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, a Prefeitura de Salvador tem investido bastante em políticas públicas de esportes e lazer e a arena aquática é uma estrutura que coloca a capital baiana na rota de grandes competições de natação. “Assim, demonstramos o empenho da gestão municipal ao atrair competições de alto nível, na manutenção e na valorização do equipamento, bem como no estímulo aos atletas de alto rendimento. Neste aniversário de quatro anos da arena aquática, comemoramos também o sucesso desse espaço na promoção e inclusão social através da prática esportiva”, frisou.

O equipamento oferece aulas gratuitas de natação. As inscrições, abertas ao público, são divulgadas periodicamente através das redes sociais e do site www. arenaaquatica. salvador. ba. gov. br .

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑