Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Atividades características do Turismo crescem 10,8% na Bahia em 2021

 


Atividades características do Turismo crescem 10,8% na Bahia em 2021


No ano de 2021, as Atividades Características do Turismo (ACT) registraram participação de 3,5% do Valor Adicionado da Bahia. A informação é disponibilizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria do Turismo (Setur). O atual Boletim das Atividades Características do Turismo traz a estimativa preliminar de 2021 para o estado, além dos resultados consolidados da participação do Valor Adicionado (VA) das ACT das regiões turísticas baianas (2018 - 2020)


 


Resultados da Bahia  


Em 2021, o VA das ACT registrou alta de 10,8% na comparação com 2020, após queda de 13,2% em um ano marcado pela pandemia da COVID-19. O segmento turístico, devido às suas características intrínsecas, foi um dos primeiros a sentir os efeitos da pandemia em 2020 e os números mostram os impactos em toda cadeia turística, tanto pelo lado da demanda quanto pelo lado da oferta. O ano de 2021 é marcado pela retomada de crescimento das atividades turísticas baiana, considerando a base de comparação de queda. 

Foto: Pedro Moraes/GOVBA


Na comparação com os resultados de 2020, todas as cinco atividades consideradas turísticas apresentaram alta nas taxas de crescimento, confirmando a tendência de recuperação do setor. A perspectiva é que a economia baiana continue crescendo e que as ACT recuperem os desempenhos registrados antes da pandemia. 


Alojamento e alimentação foi a atividade que mais sofreu com a crise sanitária em 2020 e permanece perdendo participação nas ACT no ano de 2021 (19,8% das ACT). Enquanto as demais atividades alcançaram crescimento ao longo do ano de 2021, a atividade ainda enfrenta alguma dificuldade com relação ao retorno dos seus serviços. 


A atividade de Transportes, armazenagem e correio passou a ocupar o primeiro lugar em representação no indicador desde o ano de 2020, devido a perda de participação do segmento de alojamento e alimentação. Em 2021 a atividade representava 48,9% do Valor Adicionado das Atividades Características do Turismo. Outro grupo que obteve ganho em participação foi Atividades profissionais, científicas e técnicas, com 28,8% em 2021. Em termos de ganhos percentuais foi o segmento que registrou a maior evolução na estrutura das ACT, devido ao incremento dos preços da atividade. 


Além de alojamento e alimentação, a atividade Artes, cultura, esporte e recreação e outras atividades de serviços também apresentou, desde a pandemia, retração no seu peso dentro das atividades turísticas. Em 2020, pesava 6,5% e passou a ter participação de 2,6% em 2021, perda de 3,9 p.p. O segmento de Serviços de informação e comunicação ao longo da série ficava sempre entre 0,3% - 0,5%. Em 2020 e 2021, com resultados negativos, a atividade permaneceu estável na distribuição percentual das ACT nos dois últimos anos analisados. 


“Os efeitos da pandemia foram impactantes em 2020, entretanto os dados de 2021 sinalizam a tendência de recuperação no setor que é um dos grandes destaques da economia baiana”, destaca Denis Veloso, técnico da SEI.

 


Resultados por Regiões Turísticas  


Além da estimativa da participação das Atividades Características do Turismo no Valor Adicionado da Bahia, estimou-se também essa participação considerando as Regiões Turísticas da Bahia. Conforme o ranking do Ministério do Turismo (BRASIL, 2019), as Regiões Turísticas da Bahia contemplaram, até o ano de 2020, um total de 133 municípios, de acordo com sua relevância nos indicadores de turismo. 


A principal Região Turística é a Bahia de Todos os Santos – onde está localizado o município de Salvador (principal destino turístico do estado) –, respondendo por 45,14% de todo o Valor Adicionado das ACT. Essa participação se deve à sua importância econômica, pelo acervo de patrimônio histórico e cultural, atrativos turísticos, praias, recreação e entretenimento. Houve decréscimo na participação de 2020 em relação a 2019 decorrente dos desdobramentos da pandemia de COVID-19, que repercutiu nos mais diversos aspectos, sobretudo o econômico. O impacto da pandemia de COVID-19 nos resultados do turismo baiano se deu pelas medidas de enfrentamento, como: isolamento social, fechamento de estabelecimentos comerciais e turísticos, hotéis, pousadas e restaurantes, dentre outras, seguida das regiões turísticas de Costa dos Coqueiros – 10,0% –, Caminhos do Sertão – 7,3% – e Costa do Descobrimento 5,4%. 


A Região Turística da Costa do Descobrimento é a que possui a maior participação das Atividades Características do Turismo na estrutura econômica local; em 2019 a participação foi de 18,8% passando para 13,9% em 2020 – a queda de participação também é decorrente da crise sanitária da COVID-19. Ainda sobre a Costa do Descobrimento, a participação das atividades turística em de 1/7 do valor adicionado, demonstra o quão relevante é o turismo para o desenvolvimento da região e a necessidade de se implementar ações que contemplem a expansão da atividade.   


A região turística da Baía de Todos os Santos é a segunda na relevância do turismo para a dinâmica econômica local; em 2019 era de 6,8% e passa para 5,8% em 2020. Na sequência aparece a zona da Costa do Cacau (4,3%) e Costa do Dendê (4,0%). 





 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑