Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 25 de dezembro de 2022

BRT Salvador recebe novos ônibus e terá terminal de eletrocarga

 

O início das obras do terminal de eletrocarga do BRT de Salvador foi anunciado pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, na manhã desta sexta-feira (23), no Centro de Controle Operacional (CCO) BRT Salvador, na Avenida Barros Reis. Na ocasião, também foi realizada a entrega dos 22 novos ônibus que vão operar no modal.  


O investimento para a instalação do terminal de eletrocarga será de R$3,9 milhões e a previsão é de que seja entregue em maio de 2023. O chefe do Executivo municipal ressaltou que a meta de atual gestão é garantir que 30% da frota seja composta por ônibus elétricos. 


"Com inovação, inteligência e investimento de recursos públicos, aos poucos, vamos superando os principais desafios do transporte público. Hoje estamos com o BRT em funcionamento, que englobará 44 novos ônibus elétricos, e iniciando a implantação deste eletroterminal. Dessa forma, Salvador avança para ser a capital do Brasil com desempenho em eletromobilidade, que nos ajuda a enfrentar todo desequilíbrio do sistema, principalmente o fato de que a tarifa já não remunera as despesas. Então, é necessário agir com inovação para superar os desafios da melhor forma possível", declarou Bruno Reis. 


O gestor também afirmou que o BRT na capital baiana é muito mais do que uma obra de mobilidade. “O sistema tem melhorado o deslocamento das pessoas na região intensa de tráfego da cidade. Os alagamentos que existiam não acontecem mais em períodos de chuva. Nossa previsão é que em outubro do ano que vem, todas as obras do BRT estejam finalizadas para haver um funcionamento pleno, trazendo mais qualidade de vida aos cidadãos".   


Desafios – Bruno Reis lembrou ainda que o transporte público era o maior desafio que a cidade teria que enfrentar ao longo dos quatro anos de gestão. "Isso é um problema para todas as grandes cidades do Brasil. Chegamos a executar diretamente um terço da operação e conhecemos com profundidade as demandas do setor. Este ano vamos nos aproximar dos R$90 milhões em recursos para o transporte. Em um cenário onde o combustível aumentou quase 131 % ao ano e o número de passageiros caiu com a chegada da pandemia, a receita do sistema também sofreu uma queda. Mesmo assim, Salvador realizou, em 2021, a maior compra de ônibus dentre as principais cidades do país. Foram 170 unidades com ar condicionado”. 


Terminal – O terminal de eletrocarga ficará estrategicamente localizado ao lado da estação Rodoviária, uma das estações de maior demanda, para uso exclusivo dos ônibus elétricos do modal. Será a maior estrutura do tipo no Brasil, tendo capacidade de carregar até 20 ônibus simultaneamente. Já os 22 novos ônibus adquiridos (18 são a diesel e quatro são elétricos) entrarão em operação após a entrega da estação Pituba, que está em fase final de obras e deverá ser inaugurada em janeiro de 2023. 


“Com a construção desse eletroterminal, o município de Salvador reforça o compromisso com os desafios para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, pois os transportes representam quase 70% das emissões da cidade. Neste sentido, incentivamos o processo de eletrificação de frota de transporte coletivo, construindo este que deverá ser o maior eletroterminal de recarga de ônibus elétricos do Brasil”, afirmou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller. 


Balanço – Até a manhã desta sexta-feira, o sistema havia realizado cerca de 28 mil viagens, percorrendo 152 quilômetros, transportando 726 mil passageiros em velocidade média de 26 km/h. 


 Fotos: Betto Jr./Secom 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑