Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

CBM entrega caruru para pessoas em situação de rua

 


Realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) o caruru em homenagem a Santa Bárbara, para pessoas em situação de rua neste domingo (4) dia de homenagem a Santa. As mil refeições foram entregues em forma de quentinha nas regiões do Aquidabã, Campo da Pólvora e no final de linha da Barroquinha. O objetivo da corporação foi, além de manter a tradição, levar alento e conforto para as pessoas mais vulneráveis.


"Esse ano iríamos retomar o formato tradicional, com a festa e a missa aqui no nosso quartel, mas depois do novo decreto que orienta o uso das máscaras e o distanciamento social, resolvemos remodelar de forma preventiva o nosso evento. E preferimos retomar a entrega das quentinhas para a população em vulnerabilidade social e suspendemos a festa e a missa", explicou o comandante-geral do CBMBA, o coronel BM Adson Marchesini.



Mesmo sem a tradicional festa, os bombeiros militares levaram um pouco de carinho e conforto para a população em situação de rua na região do Centro da capital baiana. As refeições foram entregues perto do meio dia, de forma tranquila e sem aglomeração e cada pessoa que recebeu a quentinha levou também um pouco de atenção e carinho por parte da corporação.


História- Há décadas o Mercado de Santa Bárbara, no Centro Histórico de Salvador, pegou fogo. A imagem da santa foi levada então para o quartel da Barroquinha, onde permaneceu até a reestruturação do imóvel danificado. 


Durante o incêndio, devotos pediram proteção à santa para que os bombeiros militares conseguissem combater as chamas, o que foi alcançado. Desde então, a imagem entra no quartel durante a procissão, em sinal de respeito e agradecimento. Patrimônio Imaterial do Estado, a Festa de Santa Bárbara abre o calendário baiano de festejos populares.



Padroeira dos bombeiros - Santa Bárbara é a protetora de todos os que trabalham com material explosivo. Os bombeiros, por trabalharem com o fogo, e por vezes com situações como desabamentos provocados por tempestades ou incêndios provocados por raios,  foram absorvidos como “afilhados” de Santa Bárbara, na devoção popular.





 


Fonte: Ascom CBM

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑