Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Ceia de Natal: aprenda dicas para evitar excessos



*Ceia de Natal: aprenda dicas para evitar excessos*


_Nutricionista lista atitudes que podem ajudar a controlar a alimentação na comemoração natalina_


Alimentação é um ato social. É comum que se ligue o ato de comer a alguma comemoração, como um aniversário, um casamento, uma reunião com amigos e, claro, não é diferente no Natal. Comer faz parte das celebrações. Porém, como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio. Os alimentos presentes no cardápio da famosa ceia dessa época devem ser ingeridos com cautela e controle para não se tornarem vilões no organismo de quem os ingere.


Para a professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Salvador, Priscila Moreira, é importante se alimentar bem durante o dia para evitar os excessos na ceia. “É essencial se alimentar bem, ou seja, não pular o café da manhã, comer três a quatro porções de frutas no dia, consumir saladas e alimentos fontes de proteína. Assim, a tendência é que, à noite, o apetite esteja mais regulado e alinhado, impossibilitando o exagero”, destaca.


“Outra dica que faz a diferença é entender que a Ceia de Natal é um momento de união e celebração, de compartilhar, e a comida faz parte de todo esse simbolismo. Por isso, esse não seria o momento ideal para se preocupar com estratégias para emagrecer, por exemplo. Dá para comer sem culpa, mas com equilíbrio e moderação”, explica Priscila. Confira abaixo mais algumas dicas dadas pela nutricionista.


*Apostar nas substituições*

“As substituições podem ser uma ótima escolha. Há várias opções disponíveis. Por exemplo, temos uma gama de opções de panetone com cacau (70%, 80%…), o que torna esse clássico do Natal mais interessante. Sobremesas feitas com cacau em pó e não com chocolate ao leite também podem ser boas opções. O arroz com verduras ou passas (para quem gosta) já melhora o aporte de fibras na refeição. Ao invés de refrigerante, um suco de uva tinto integral pode ser uma boa alternativa”, Indica Priscila.


*Prestar atenção nas particularidades*

“Nesse quesito, não existem vilões. Os alimentos, em geral, quando consumidos na quantidade adequada, e na forma ideal de preparo, irão trazer malefícios à saúde. Entretanto, é sempre importante estar atento às particularidades. Por exemplo, uma pessoa com diabetes tem de continuar controlando o consumo de doces, panetones, massas, já que o cuidado com a alimentação deve continuar especialmente nesses tempos festivos”, completou a nutricionista.


*Entender o motivo de querer o excesso*

“Todo excesso está relacionado a alguma falta, sejam os na alimentação, nos gastos, na bebida etc. Se uma pessoa não consegue ter controle ao se alimentar, é importante buscar ajuda profissional - psicólogo, nutricionista - para que isso seja trabalhado, até encontrar o equilíbrio”, finalizou.


(Sugestão de imagem tirada do site _Freepik_)

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑