Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Cidade da Luz realiza “Dia D” de arrecadação de alimentos neste sábado, 17, visando o Natal da Solidariedade

 


Cidade da Luz realiza “Dia D” de arrecadação de alimentos neste sábado, 17, visando o Natal da Solidariedade 


Com o objetivo de estimular a solidariedade e o amor ao próximo, a Cidade da Luz realiza neste sábado, 17 de dezembro, o “Dia D” de arrecadação de donativos, com um drive-thru, das 08 às 17 horas, na própria instituição (Rua Barreto Pedroso, 295, Pituaçu), e também nos supermercados Atakarejo (Boca do Rio e Paralela) e GBarbosa (Costa Azul), das 08 às 18 horas. Os colaboradores da entidade, que estarão identificados com colete e crachá, querem incentivar os clientes a participarem doando alimentos não perecíveis para o Natal da Solidariedade. 


Entre os alimentos que a ação pretende arrecadar estão feijão, arroz, macarrão, farinha de mandioca, café em pó, leite em pó, açúcar, biscoito cream cracker, flocão de milho, óleo de soja ou similar, assim como materiais de limpeza (água sanitária, sabão em pó, álcool a 70%, detergente) e produtos de higiene pessoal, como sabonete, shampoo, creme dental e aparelho de barbear. A contribuição, pessoal ou através de empresas, poderá ser feita também em forma de doação financeira através do site da instituição (www.cidadedaluz.com.br). 


Desta forma, a instituição segue nestes 44 anos de ação continuada na sua missão de fazer o bem, destaca o médium José Medrado, fundador e presidente da Cidade da Luz. De acordo com ele, a instituição continua oferecendo assistência espiritual ao atendimento a pessoas e famílias em maior vulnerabilidade social. “Esta iniciativa visa estimular toda a comunidade baiana para comparecer aos locais de coleta e doar o maior número possível de alimentos não perecíveis, para proporcionar um final de ano mais feliz para muitas pessoas”, afirma. 


As doações serão distribuídas durante o Almoço de Natal, no dia 24, para as pessoas assistidas pela Cidade da Luz, do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e da Associação de Portadores de Albinismo da Bahia (APALBA), assim como para famílias e outras instituições que atendem crianças, idosos, pessoas com deficiência (PCD) e em vulnerabilidade social.


 



Cidade da Luz 


A Cidade da Luz existe há 44 anos, desde a fundação do seu primeiro núcleo, o Centro Espírita Cavaleiros da Luz, mantendo-se no compromisso contínuo em atender pessoas em maior vulnerabilidade social. Como a instituição não tem fins lucrativos, os diversos projetos de assistência social são mantidos através de doações. Ao longo do ano, também são realizados eventos para arrecadação de recursos, tais como rifas, bazares, jantares, dentre outros. Na casa, há ainda o Espaço Renoir, que expõe obras mediúnicas, telas e esculturas, produzidas por José Medrado e o Brechó da Luz. O valor arrecadado com as vendas destes itens também é destinado às obras assistenciais, desenvolvidas pela Casa.

 


Cidade da Luz e seus projetos: 


Centro de Cultura e Arte Pai João: No Centro de Cultura e Arte Pai João, são realizadas ações socioeducativas e culturais, com o objetivo de incentivar a socialização e a convivência comunitária, desenvolvimento de capacidades e potencialidades, além de promover atividades em grupos com finalidade de garantir aquisições progressivas, de acordo com o ciclo de vida. O centro oferece oficinas gratuitas de hip hop, ballet, capoeira e jiu jitsu (05 a 21 anos); oficinas de beleza-cabeleireiro; ginástica para mães (18 a 80 anos); cãoterapia (05 a 12 anos); além de cursos em parceria com o SESC (14 a 80 anos). 


Escola Carlos Murion: Nas instalações do complexo Cidade da Luz, também funciona, desde 2004, em parceria com a Prefeitura de Salvador, a Escola Municipal Carlos Murion - nome de um dos mentores espirituais da instituição, frei Carlos Murion. A unidade educacional funciona nos turnos matutino e vespertino, com Educação Infantil e Ensino Fundamental, dispondo de sete salas de aula, uma sala multiuso (leitura, laboratório de informática etc.), uma sala de diretoria e uma de secretaria, além de sanitários masculino e feminino e cozinha. Possui amplo espaço externo para recreação dos alunos, incluindo uma quadra poliesportiva. A instituição tem capacidade para 300 estudantes. A Escola participa do Projeto Viver Pituaçu na Cidade da Luz - oferecido pela própria Casa.


Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes: Inaugurado em 2001, oferece assistência gratuita para a população carente. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, e aos sábados pela manhã, mediante consulta com hora marcada, o que é feito na própria instituição ou por telefone. Com gabinetes modernamente equipados, conta com oftalmoscópio, retinoscópio, lensômetro, tonômetro, cadeira ginecológica, eletrocolposcópio, eletrocauterizador, eletrocardiógrafo, negatoscópio, além da aparelhagem convencional. As especialidades atendidas são Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Geral, Dermatologia, Fonoaudiologia, Gastrohepatologia, Geriatria, Ginecologia / Obstetrícia, Mastologia, Neurologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Urologia e Fisioterapia. 


Caravana Fraterna Carlos Murion e o Grupo de Assistência Chico Xavier: Visam dar assistência a pessoas em situação de risco social, através de voluntários, bem como a outras instituições (abrigos e asilos), oferecendo encaminhamento médico e odontológico no ambulatório Dr. Bezerra de Menezes. Faz distribuições de lanches, cestas básicas, agasalhos, medicamentos sob prescrição médica, higiene corporal, roupas de cama, calçados, utensílios domésticos, eletroeletrônicos, dentre outros. Membros do MORHAN e da APALBA, respectivamente, portadores de hanseníase e albinismo, são acompanhados de forma contínua pela Caravana, com a oferta de alimentos, medicações e apoio emocional. Além disso, as ações promovem encontros amigos em datas comemorativas, a exemplo da ceia natalina que ocorre no dia 24 de dezembro, quando reúne cerca de 350 assistidos, os quais recebem presentes, participam de sorteios e outras brincadeiras, com animadores e músicos profissionais. 


Núcleo de Psicologia Pablo Duran: Oferece atendimento psicológico a pessoas de baixa renda, contando com psicólogos voluntários.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑