Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Empregos temporários: dicas de como ser efetivado

 


Psicóloga organizacional e do trabalho explica como oportunidades de ocupação temporária podem ser a porta de entrada para um emprego efetivo


O fim do ano se aproxima e com ele o aumento do consumo, devido às festas características da época. Com o comércio aquecido e movimentado, naturalmente, surgem as vagas de emprego temporárias que são uma ótima opção de ocupação para várias pessoas que estão desempregadas. Apesar de não existir uma fórmula mágica, essas oportunidades de trabalho temporário podem ser transformadas em um emprego efetivo quando o interessado segue algumas dicas de comportamento durante o exercício da função. 


Segundo a Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), 22% dos trabalhadores contratados para um período de serviço temporário, no ano de 2021, foram efetivados. Segundo a Analista de Carreiras do Núcleo de Trabalhabilidade Emprego e Carreiras da UNINASSAU Salvador e psicóloga organizacional e do trabalho, Alcione Silva, esse movimento já é esperado pelos contratantes. “Na maioria das vezes, as empresas contratam como temporário já planejando uma futura efetivação desse trabalhador. Quem se destaca neste processo é aquele que demonstra bem suas habilidades (foco, flexibilidade, gestão de tempo), entende a dinâmica da empresa e tenta fazer o seu melhor”, explica.  


Alcione também explica o que não deve ser feito na busca de uma contratação efetiva. “Para aumentar as chances de efetivação na empresa, o colaborador temporário deve evitar ao máximo chegar atrasado, já que, além de ‘pegar mal’, ainda atrapalha a realização das demandas do dia a dia. É importante também evitar ter uma postura que não condiz com um profissional respeitado e entender que o colaborador está sendo sempre avaliado e, por isso, deve se comportar da melhor forma possível sempre”, destaca.  


Para ajudar no objetivo de ser efetivado em uma vaga temporária, a profissional destaca ainda quatro principais dicas que são essenciais neste processo. Confira abaixo: 


1. Conhecer a empresa

Aqui vale fazer a lição de casa mesmo. É essencial pesquisar e ter o máximo de informações sobre a empresa para evitar pequenos erros.


2. Ter capricho 

É importante realizar todas as tarefas com zelo e presteza, com atenção e cuidado. Essa é uma característica básica, mas que, quem a segue, com certeza conseguirá se destacar. 


3. Entregar demandas com rapidez

Fazer as tarefas e solicitações com rapidez é mais uma atitude que pode destacar o trabalhador e contribuir para uma efetivação. 


4 - Ser educado

O funcionário deve ser sempre cortês com todos, principalmente na busca por uma efetivação. É bacana optar por levar as atividades e demandas com otimismo e equilíbrio.


(Sugestão de imagem tirada do site Freepik)

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑