Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Estação do Bem arrecada alimentos para instituições socioassistenciais até dia 21

 


Estação do Bem arrecada alimentos para instituições socioassistenciais até dia 21 

Fotos: Adam Vidal/Segov 

Iniciada nesta segunda-feira (5), a campanha Estação do Bem, parceria entre as secretarias de Mobilidade (Semob) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) com a concessionária Nova Lapa, tem o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, que serão entregues ao programa Prato Amigo, para distribuição às instituições socioassistenciais que atuam em Salvador. As doações podem ser realizadas até o próximo dia 21, em caixas devidamente identificadas e instaladas em dois pontos da Estação da Lapa: no térreo, próximo à saída do metrô, e no primeiro piso, próximo à escadaria principal. 

Presente na ocasião, a vice-prefeita Ana Paula Matos declarou que esta é uma oportunidade de os cidadãos demonstrarem solidariedade, ajudando a quem mais precisa. “O Prato Amigo funciona como um banco de alimentos, onde são recebidos os alimentos doados por fábricas, supermercados ou por pessoa física. Lá temos câmaras frias, nutricionistas, técnicos especializados e tudo que pode ser aproveitado, nós entregamos as pessoas que necessitam”.  

Para o titular da Sempre, com essa ação transversal e conjunta, a Prefeitura reúne esforços para reforçar a política pública municipal de segurança alimentar, implementada pela Sempre durante todo o ano, através de iniciativas como o Prato Amigo. “Assim, contribuímos para o combate à fome e para que as pessoas que vivem em condição de vulnerabilidade socionutricional tenham vida ativa e saudável, com acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente”, declarou Daniel Ribeiro.  

“Esta é uma época que as pessoas tendem a ser mais solidárias umas com as outras e uma oportunidade de dar um Natal digno a quem tanto precisa da nossa ajuda. Pensando nisso, escolhemos colocar esse ponto de coleta na Estação da Lapa, onde passam mais de 500 mil pessoas todos os dias, para que quem passa por aqui possa fazer sua contribuição. Se cada um de nós fizer um pouco, isso já representa muito para quem precisa da nossa atenção”, completou Fabrizzio Muller. 

Segurança alimentar – A Sempre desenvolve um trabalho de mobilização e articulação, em prol das pessoas em situação de insegurança alimentar, promovendo ações de combate ao desperdício de alimentos e distribuição de refeições. Para combater diretamente a crise alimentícia, a Sempre promove atividades, ações, projetos e serviços, que visam a segurança alimentar e nutricional, na capital baiana.  

O Banco de Alimentos Prato Amigo é uma ação permanente que realiza coleta de alimentos que seriam descartados nas grandes feiras e mercados, devido à perda do valor comercial, mas que estão próprios para consumo humano. Os alimentos passam pelo processo de triagem/seleção cumprindo os procedimentos higiênico-sanitários, e são encaminhados para doação a instituições sociais, previamente cadastradas, que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade socionutricional. Também são realizadas visitas técnicas a estas instituições, onde acontecem treinamentos de boas práticas no manuseio e aproveitamento integral dos alimentos. 

As esquipes da Sempre realizam coletas todos os dias em feiras e supermercados de Salvador. O programa possui vínculo com cerca de 500 instituições sociais, sendo 208 cadastradas e as demais eventuais.  Desde 2020 a outubro deste ano, já foram distribuídas, aproximadamente, 718 toneladas de alimentos, para instituições que trabalham promovendo a segurança alimentar na cidade, garantindo o direito à alimentação adequada de diversas famílias amparadas. 

Durante o ano – Durante todo o ano, pessoas físicas e jurídicas podem fazer doação de alimentos na sede do Banco de Alimentos Prato Amigo, que funciona de segunda a sexta-feira, na Rua da Polêmica, 369, Parque Bela Vista, Brotas. Para mais informações, os interessados podem ligar para (71) 3328-1345.  

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑