Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Estresse e Ansiedade com a Chegada de 2023

 

A psicóloga Ana Gabriela Andriani, comenta sobre as causas de estresse e ansiedade no final de 2022, ano cheios de acontecimentos importantes para os brasileiros.


Como todos os anos, é de costume brasileiro idealizar o final de ano como o mês de festança, com as datas comemorativas do Natal e o Réveillon. O ano de 2022, veio para ser diferente dos demais, com as eleições Presidenciais, causando uma grande polarização política, tensão na população brasileira, e a Copa do Mundo, que ocorre no Qatar, momento que o patriotismo fala mais alto e gera nervosismo e ansiedade durante os jogos, sem contar a agenda de trabalho que acaba se tornando um verdadeiro desafio nesse período. 


Se em um ano comum, o índice de estresse ocorre em média entre 75% das pessoas, conforme apontam os dados da ISMA – BR (International Stress Management Association), é comum afirmarmos que os casos disparam em um ano atípico como 2022. 


Historicamente dezembro é o mês em que as pessoas ficam mais emotivas, a partir de uma retrospectiva daquele ano, onde costumam verificar se suas metas pessoais e profissionais foram alcançadas e se tudo saiu conforme o planejado. A sensação de frustração aparece no indivíduo a partir do momento em que é percebido que não se teve êxito nos planos que foram definidos para aquele ano. O estresse gerado com essas quebras de expectativas combinado com a ansiedade de novas metas fazem com que o final do ano seja para muitos um momento prejudicial à saúde mental. 


Um estudo feito em 2010 pelo neurologista Tony W. Buchanan, mostrou que quem está próximo de pessoas estressadas acabam se contagiando por essa mesma sensação. Isso indica que a emoção negativa causada com o encerramento de um ano não afeta somente o indivíduo em si, mas em todos à sua volta.


Existem formas de tentar amenizar essa tensão, “olhar de forma mais positiva, observar os aprendizados adquiridos com erros e metas não alcançadas, buscar estabelecer planos mais próximos da realidade em que se vive, estar próximo de pessoas que gostam" são algumas das orientações que a psicóloga Ana Gabriela Andriani levanta para a diminuição da ansiedade e tensão. 


“Olhar a vinda de um novo ano como uma oportunidade de continuar colocando em ordem os projetos e não como um encerramento de ciclo. Vale a pena que as metas sejam pensadas de acordo com o limite individual e saber reconhecer que nem sempre seremos 100% em tudo. Caso houver uma prolongação de estresse, ansiedade e nervosismo é recomendado a procura de um profissional, pois pode existir outras causas com um grau maior de seriedade”, finaliza Andriani.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑