Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Exposição apresenta trabalhos de Curso de Tecelagem

 


Exposição apresenta trabalhos de Curso de Tecelagem no Centro de Comercialização Artesanato da Bahia

Durante a exposição, alunas do Mestre Zelito apresentam seus trabalhos


 


A partir de quinta-feira (01/12), será realizada a mostra “A Trama diaspórica nos arremates da resistência”, que marca o encerramento do curso de tecelagem ministrado pelo professor e artesão Joselito Pinto, o Mestre Zelito. A exposição ficará em cartaz até o dia 17 de dezembro, no Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia, no Largo do Porto da Barra. Com curadoria de Nadja Miranda e Rebeca Lawinski, a exposição reúne peças criadas pelas alunas durante três meses de aprendizado, o destaque fica por conta dos belíssimos panos da costa, uma herança da cultura africana, que possui a rica a arte de fiar e de criar tecidos coloridos e cheios de tramas.


Com entrada franca, a Mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h; e aos sábados, das 9h às 14h.Esta será uma oportunidade para o público conhecer mais uma influência da cultura africana em nosso artesanato, como desdobramento do novembro Negro.


Esta é uma realização da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) em parceria com a Fábrica Cultural.


“O curso de Tecelagem é uma ação calendarizada da Coordenação de Fomento ao Artesanato que acontece uma vez por ano. Devido à pandemia e a restrição das atividades presenciais não conseguimos realizá-lo nos anos de 2020 e 2021. Este curso sempre tem boa procura, ótima presença e participação das cursistas e o resultado apresentado sempre nos encanta e supera as expectativas”.


Durante três meses, o mestre Zelito proporcionou às alunas e alunos o acesso a tecelagem artesanal, pautado no conhecimento e na prática de uma atividade artística. Durante o curso, os seus ensinamentos foram da especificação de matéria prima, passando pela produção à utilização e o destino do produto, além focar no universo comercial cada vez mais valorizado e um potencial gerador de renda”, comenta Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre.


 


“A turma aprendeu desde a rica cultura têxtil, a arte de fiar e de tecer, os princípios básicos da fiação e da tecelagem, o desenvolvimento e expressão da criatividade, até a importância das vivências e saberes ancestrais. Cada fio entrelaçado nesta trama forma a colcha histórica de compreensão de sua resistência, forte e bem arrematado, para as próximas gerações”, afirma o Mestre Zelito.


SERVIÇO


Exposição: “A Trama diaspórica nos arremates da resistência”


Coordenação: Ângela Guimarães


Professor: Mestre Joselito Pinto


Curadoria: Nadja Miranda e Rebeca Lawinski


Quando: De 01/12 a 17/12


Hora: Das 09h às 18hs (segunda a sexta-feira) e das 09h às 14h (sábado)


Onde: Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia – Lado do Porto da Barra, 02.


 


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑