Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 17 de dezembro de 2022

Festival de Mulheres Instrumentistas em Salvador acontece sábado 17/12

 


A primeira edição do FEMIN – Festival de Mulheres Instrumentistas acontece neste sábado (17/12) em Salvador (no Solar do Unhão, a partir das 14h30), com uma programação variada que coloca em cena grupos femininos e artistas mulheres que vêm contribuindo para construir uma cena plural e inclusiva na cena instrumental baiana.


A programação inclui shows da Banda Didá, Jana Vasconcelos e Manuela Rodrigues, além de uma roda de conversa sobre o machismo na música instrumental. Inclui ainda a apresentação da banda FEMIN abrindo a JAM no MAM (que também acontece no Solar do Unhão no sábado). A banda fará um show inteiramente instrumental a partir de uma formação criada especialmente para esta ocasião, com a participação de dez instrumentistas atuantes na cena instrumental baiana. 


Todas as atividades são gratuitas, sendo necessário retirar ingresso no local (entre 14h30 e 15h30) para a última atração da noite, que ocupa o palco da JAM no MAM, a partir das 18h.



Banda Didá, Jana Vasconcelos, Manuela Rodrigues e grupo formado por musicistas baianas garantem programação musical variada na tarde deste sábado (17/12) no Solar do Unhão


Com o objetivo de dar destaque à trajetória desenvolvida por mulheres instrumentistas na Bahia, a primeira edição do FEMIN – Festival de Mulheres Instrumentistas acontece no próximo sábado (dia 17/12) em Salvador e coloca em cena grupos femininos e artistas mulheres que vêm contribuindo para construir uma cena plural e inclusiva na cena instrumental baiana. A programação artística acontece a partir das 15h na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e é inteiramente gratuita – sendo necessário retirar ingresso no local (entre 14h30 e 15h30) para a última atração da noite, que ocupa o palco da JAM no MAM, a partir das 18h.


A tarde musical será aberta às 15h com a Didá Banda Feminina e seu samba reggae percussivo promovendo um cortejo pelo Pátio das Mangueiras do Solar do Unhão. A programação segue com show solo (em frente à capela do MAM Bahia) da violonista Jana Vasconcelos, que mostra às 15h30 fragmentos do seu recente trabalho "Vida em Cordas". Às 16h, no Pátio das Mangueiras, Dedê Fatuma – percussionista, poeta, e Mestra nos Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo – media uma roda de conversa sobre machismo na música instrumental, aberta a todas as pessoas.


Às 17h a cantora, compositora e pianista Manuela Rodrigues volta a ocupar a frente da capela do MAM Bahia com o show “Grito”, voz e piano. Manuela interpreta composições de seu recente trabalho, criado a partir de reflexões sobre relacionamentos, questões políticas, existenciais e problemas que atingem a mulher negra na sociedade. Às 18h será a vez da Banda FEMIN “invadir” o palco da JAM no MAM (que também acontece no Solar do Unhão neste sábado) para uma apresentação inteiramente instrumental a partir de uma formação criada especialmente para essa ocasião, com a participação de dez instrumentistas atuantes na cena instrumental baiana. 


A programação deste sábado musical será a primeira ação da FEMIN, projeto da Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, contemplado com o Edital Respeita as Mina, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA). A associação é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1989 com projetos na área de educação, cultura e capacitação. A ideia é que esse primeiro momento seja complementado no primeiro semestre de 2023 com a segunda etapa da FEMIN por meio de uma programação que incluirá também encontros reflexivos sobre a presença feminina em blocos de percussão, filarmônicas, orquestras, grupos de samba, jam sessions, bandas e outras representações musicais da Bahia.


FEMIM

Data: 17 de dezembro

Local: Solar do Unhão

Horário: Das 14h30 às 19h

Ingressos: Programação gratuita, mas para acessar a apresentação da banda FEMIN às 18h dentro da JAM no MAM será preciso retirar ingresso com a produção da FEMIN entre 15h e 15h30, presencialmente, no Pátio das Mangueiras do Solar do Unhão.

Programação:

14h30 – Ato de assinaturas Edital Respeita as Mina 2022 e início da distribuição de ingressos (até as 15h30)

15h – Cortejo com a Didá Banda Feminina

15h30 – Show de Jana Vasconcelos (violão solo)

16h – Roda de conversa sobre machismo na música instrumental, com mediação de Dedê Fatuma

17h – Show de Manuela Rodrigues (piano e voz)

18h – Show da banda FEMIN na abertura da JAM no MAM


Confira abaixo informações sobre cada atração do FEMIN:


Didá Banda Feminina – 15h, no Pátio da Mangueira do Solar do Unhão

A abertura artística do FEMIM acontece exatamente com a Didá Banda Feminina, que promove um às 16h um cortejo pela área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia a partir da sua relação direta com a percussão e o samba reggae. Para além da banda, a Didá é um projeto social que acolhe mulheres no Centro Histórico de Salvador. A Associação Educativa e Cultural Didá promove atividades de inclusão em sua sede no Pelourinho, através diálogos sobre identidade para o empoderamento feminino e aulas de artes em várias modalidades. Criada pelo mestre e maestro Neguinho do Samba em 1993, a Didá Banda Feminina segue como referência percussiva feminina em apresentações pelo mundo e junto a performances de artistas de destaque no cenário nacional.


Jana Vasconcellos – 15h30, no Pátio da Mangueira do Solar do Unhão 

Violonista e compositora, Jana Vasconcellos iniciou-se ao instrumento com 12 anos e logo após ingressou nos cursos de extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.  Posteriormente formou-se em violão clássico, orientada pelo professor Mario Ulloa. Dentre os diversos trabalhos que já realizou, destaca-se a sua participação no Festival de Música Instrumental da Bahia, onde se apresentou com seu sexteto na Sala Principal do Teatro Castro Alves em 2016, em um show todo autoral. Em março de 2022 lançou seu primeiro álbum solo intitulado "Vida em Cordas" que está disponível em todas as plataformas de música. É com o repertório de “Vida em Cordas” que ela se apresenta na programação do FEMIN. 


Roda de conversa com mediação de Dedê Fatuma – 16h, no Pátio da Mangueira do Solar do Unhão

O machismo na música instrumental é o foco da conversa mediada por Dedê Fatuma, percussionista, poeta, assistente social e Mestra nos Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, pela UFBA. A ideia é abordar aspectos envolvidos numa cena musical onde a presença de instrumentistas do sexo masculino ainda é majoritária, refletindo sobre o que impede que mulheres ocupem lugar de destaque nos espaços musicais instrumentais, buscando também discutir possibilidades de atuação neste contexto.


Manuela Rodrigues – 17h, no Pátio da Mangueira do Solar do Unhão 

A cantora Manuela Rodrigues traz para a programação do FEMIN o show “Grito”, que nasceu em dezembro de 2019 na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. No show, a intérprete assume sua faceta instrumentista e apresenta canções inéditas, cantando e tocando piano, numa formação minimalista. As temáticas das canções são desabafos, uma catarse a partir de questões de relacionamentos, questões políticas, existenciais e questões que atingem a mulher negra na sociedade. Com mais 20 anos de carreira e diversos prêmios, Manuela Rodrigues possui quatro álbuns: “Rotas” (2003), “Uma outra qualquer por aí” (2011), “Se a Canção Mudasse Tudo” (2016) e “GRITO” (2022). Possui longa e significativa experiência artística e musical e vem conquistando espaço e reconhecimento ao! longo de sua trajetória. Além de ter a composição como um traço forte em sua carreira, Manuela também se destaca pela forte presença de palco em suas apresentações e como preparadora vocal de espetáculos musicais.


Banda FEMIN – 18h, dentro da JAM no MAM, no Pátio Pôr do Sol do Solar do Unhão 

O FEMIM decidiu dialogar diretamente com a JAM no MAM, propondo a formação de uma banda instrumental formada exclusivamente por mulheres para abrir a jam session de 17/12. Assim, Berta Pitanga (flauta), Daniela Nátali (clarinete), Kamile Levek (guitarra), Karen Fernanda (trompete), Larissa Braga (percussão e bateria), Lorena Martins (bateria), Riane Mascarenhas (baixo), Rosa Denise (trombone e piano), Tamires Estrela (baixo) e Vanessa Melo (clarinete) assumirão o palco da JAM às 18h fazendo a ligação entre o FEMIN e o projeto baiano que há mais de duas décadas desenvolve um trabalho de valorização da música instrumental local. Como é preciso de ingresso para acessar a JAM no MAM, o público do FEMIN que estiver presente ao evento desde o começo poderá adquirir gratuitamente seu ingresso entre 14h30 e 15h30, no Pátio das Mangueiras do! Solar do Unhão. Depois desse horário, será necessário comprar ingresso da JAM na plataforma Sympla para acessar a apresentação.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑