Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 3 de dezembro de 2022

Hemoba lança novo horário de funcionamento aos sábados no dia 03



 Diante das expectativas do aumento de demanda nos hospitais e a diminuição de candidatos à doação de sangue no período de final do ano, a Hemoba mudou o horário de funcionamento aos sábados no Hemocentro Coordenador, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. A unidade estará aberta das 7h30 às 16h30, em vez de apenas pela manhã. O novo horário aos sábados amplia o período para que os candidatos e os grupos agendem sua doação de sangue e cadastro de medula óssea.  

Em relação ao ano passado, caiu o número de candidatos à doação de sangue durante a Semana Nacional do Doador na Bahia. Foram 4.424 candidatos em 2022, enquanto em 2021 se apresentaram 5.311, uma queda de cerca de 20%. Para o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, vários fatores influenciam na redução de doadores neste período, como as comemorações da Copa do Mundo, as chuvas, férias escolares, aumento dos casos de Covid 19, um dos fatores de inaptidão provisória, e a consequente diminuição das visitas familiares nos hospitais, que afeta o contato para captação da doação de sangue. 

Critérios para doação de sangue - Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.  

Prazo das vacinas - Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac, devem aguardar 48h para doar sangue. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Janssen, impedem a doação por 07 dias. Os voluntários que testaram positivo para Covid-19 só podem doar 10 dias após a sua total recuperação, já aqueles que tiveram contato próximo a um caso confirmado, durante o período de transmissão, que segundo o Ministério da Saúde são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato. 

Cadastro de medula óssea - O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑