Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Hora de montar a árvore de Natal: saiba como fazer a decoração e garantir a segurança

 


É hora de tirar do armário a decoração e iluminação natalina. A figura do Papai Noel, suas renas e os pisca-piscas já começam a enfeitar lojas e ruas, mas são os artigos de iluminação para fachadas de imóveis e ambientes internos os mais procurados e comercializados nesta época do ano e por isso merecem toda a nossa atenção. Novo ou reaproveitado, o tradicional pisca-pisca requer cuidados para prevenir acidentes. E para manter o seu Natal ainda mais seguro, a Neoenergia Coelba alerta para informações importantes ao adquirir, instalar e manusear a decoração luminosa. 


Os cuidados começam já na escolha dos produtos. É importante que os materiais sejam de boa qualidade e, obrigatoriamente, certificados pelo Inmetro. Isto é importante para garantir que os produtos foram testados e seus materiais tenham qualidade e segurança ao seu uso, às pessoas e aos nossos lares. Para a compra das árvores de Natal, é importante procurar pelo selo “Resistente ao Fogo”. Essa medida é para assegurar a não propagação do fogo, na eventualidade de um curto-circuito nas iluminações que enfeitam as nossas árvores. 


 A decoração de dentro de casa


Agora vamos iniciar a decoração de nossos lares. Comece avaliando o local de instalação da árvore e onde serão colocadas as iluminações e enfeites, procure por espaços que não atrapalhe a circulação das pessoas, avalie os pontos de tomada de energia, evitando o uso de extensões de tomada; evite também o uso de várias ligações em uma mesma tomada, através do chamado “T” (benjamins), pode provocar aquecimento e curto-circuito e, dessa forma, interromper o fornecimento de energia elétrica. 


Vai usar os materiais do ano passado? Antes de usar, revise todos eles. Avalie se os fios estão com o estado ressecado que causam o efeito “quebradiço”, caso esta opção se confirme, procure um descarte adequado ao material. Nunca utilize materiais elétricos com partes expostas ou desgastadas, isso fragiliza a proteção que existe no cabo, podendo causar pontos quentes que possibilitam princípios de incêndios e até choques elétricos, além de causar aumento na sua conta de energia. Por último, avalie a necessidade de revisão da parte elétrica de sua residência. Recomendamos que a cada 5 anos revise suas instalações, sempre com profissionais capacitados para tal. 


Outra dica é quanto à montagem da árvore, é importante evitar o uso de luzes elétricas e piscas decorativas em estruturas de metal. Elas podem conduzir energia e provocar choques elétricos. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel ou cartolina. Ao manusear a instalação natalina é preciso certificar-se ainda de que ela está inteiramente desconectada das fontes de alimentação de energia. Os equipamentos só devem ser ligados depois que a montagem estiver concluída. Após isso, deve-se evitar tocar na fiação ou substituir lâmpadas queimadas.   


Mantenha os equipamentos elétricos longe de materiais inflamáveis, inclusive as luzes de enfeite de Natal. Também evite que estes enfeites sejam instalados em estruturas de metal que, em caso de uma fuga de energia, facilitam a condução da corrente elétrica e aumentam a possibilidade de ocorrência de choques elétricos. Também orientamos que o manuseio destes materiais elétricos seja feito enquanto estão desenergizados. Faça toda a arrumação dos enfeites natalinos: árvores, iluminação, adereços etc., quando tudo estiver concluído, é que você deve ligar os equipamentos na tomada. Se houver necessidade de trocar alguma lâmpada, faça com ele desligado.

 


Iluminação na área Externa


Recomenda-se cuidado redobrado ao usar pisca-pisca em áreas externas das residências, pois pode agravar os riscos de acidentes. Por estar mais vulnerável ao calor e à chuva, há mais riscos de choque elétrico e curto-circuito. A ação do tempo pode ressecar a fiação e a presença de água potencializa os efeitos da condução da corrente elétrica pelo corpo humano.


 


O consumidor deve lembrar ainda que a decoração desperta a atenção das crianças que tendem, naturalmente, a querer tocar nos enfeites. Importante também não se esquecer de desligar toda a decoração elétrica ao sair de casa. Outra recomendação é não instalar objetos decorativos próximos à rede de distribuição de energia.  


 


 Principais dicas: 


 


·                 Certifique-se de que o material comprado é atestado pelo Inmetro. 


·                 Faça revisão dos fios decorativos e piscas antes da instalação, principalmente se for reaproveitar o material do ano anterior. 


·                 Ao comprar uma árvore procure a etiqueta “resistente ao fogo”. 


·                 Mantenha os equipamentos elétricos distantes de materiais inflamáveis. 


·                 Desligue os aparelhos e enfeites de Natal ao sair de casa ou na hora de dormir. Esta prática evita acidentes e o consumo desnecessário de energia. 


·                 Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-lo da tomada, utilize o plugue.  


·                 Prefira enfeites de lâmpadas LED, pois são mais seguros e econômicos.  


·                 Dê preferência aos enfeites impermeáveis, pois são mais seguros, têm maior durabilidade e podem ser reaproveitados nos próximos anos. 


·                 Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento. 


·                 Mantenha a fiação fora do alcance das crianças. 


·                 Não instale o conjunto de lâmpadas em estrutura metálica. 


·                 Siga corretamente as instruções do fabricante do produto. 


·                 Não ligue as luzes em extensões e benjamins (“T”). 


·                 Não faça ligações clandestinas de energia para a iluminação natalina. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro. 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑