Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Hospitais são obrigados a orientar pais sobre o teste do pezinho

 


Câmara dos Deputados aprova obrigatoriedade de Hospitais em orientar pais sobre o teste do pezinho


A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou recentemente um projeto de lei que obriga hospitais e maternidades a orientarem pais e mães sobre a importância da realização do teste do pezinho.


O texto da aprovação sugere que as informações devem ser de fácil entendimento dos pais e fornecidas de modo presencial, com possibilidade de complementação por meio impresso ou digital.


Vale lembrar que a lei Lei 14.154/21, prevê uma ampliação gradativa do teste, que hoje detecta seis doenças. Através de um processo escalonado em cinco etapas previstas pelo Ministério da Saúde, o teste passará a detectar até 53 doenças de 14 grupos diferentes. 


Caso o tema já esteja no escopo de alguma pauta em andamento ou tenha interesse em abordar o assunto, gostaria de sugerir como fonte especialista o médico e pesquisador Antonio Condino-Neto, Presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e Coordenador do Laboratório de Imunologia Humana do ICB-USP. 


Condino-Neto também é sócio-fundador da Immunogenic, primeiro laboratório especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho, e acredita na importância da democratização da informação, como forma de trazer o tema para o centro das discussões entre os pais. Segundo o especialista, a obrigatoriedade aprovada pela Câmara dos Deputados ajudará a fomentar a discussão em torno da importância do teste do pezinho.


O que acha? A sugestão funciona para você? Abaixo segue mini bio do porta-voz.


Mini bio do porta-voz:


O médico e pesquisador Antonio Condino-Neto é sócio-fundador da Immunogenic, primeiro laboratório especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho. Condino-Neto fez pós-doutorado em Medicina molecular na Universidade de Massachusetts, é PhD em Farmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), no qual foi Professor Titular e coordenador do Laboratório de Imunologia Humana. O especialista é livre docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com mais de 35 anos de experiência, Condino-Neto atua, ainda, como Diretor na Fundação Jeffrey Modell São Paulo, instituição americana voltada para o conhecimento das Imunodeficiências Primárias, e é membro do Comitê de Erros Inatos da Imunidade (EII) da Academia Americana de Asma Alergia e Imunologia.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑