Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 24 de dezembro de 2022

Idosos do abrigo Dom Pedro II celebram Natal com festa e animação

 


Fotos: Otávio Santos/Secom 

Depois de dois anos de pandemia, os idosos do Abrigo Dom Pedro II tiveram novamente a oportunidade de celebrar a chegada do Natal ao lado dos familiares e amigos. A festa, ocorrida nesta quarta-feira (21), teve direito à ceia, decoração, distribuição de presentes e muita música. 

Simone Rosas, 56 anos, ficou muito feliz em rever a mãe, Idalice Garcia, de 94. “Eu estou adorando o evento, mais ainda porque a minha mãe está amando e se divertindo muito. Como sempre, aqui tem esse diferencial de cuidar dos idosos realmente com muito carinho”, opinou. 

Joel Lopes, de 65 anos, não conseguiu conter as lágrimas e se emocionou muito ao ver a irmã Maria José Lopes, 58, que não via há um tempo. “Estou feliz em poder reencontrá-lo, relembrar os bons tempos e saber que ele está sendo bem cuidado”, destacou Maria. 

A festa começou às 17h com a apresentação da banda da Guarda Civil Municipal, tocando canções como “Jingle Bell Rock”, “Boas Festas”, “Emoções” e até mesmo “Garota de Ipanema”, “Sampa” e “Brasil Pandeiro”, em ritmo de samba. Algumas idosas se levantaram da cadeira para dançar, outras não pararam um só minuto, dançando sentadas, a exemplo de Nilza Trindade e Lúcia Maria Peçanha, ambas de 80 anos. 

“Eu estou gostando muito da festa. Todo ano nós recebemos a Banda da Guarda e é muito bom. Os funcionários daqui são como uma família para a gente, pois nem sempre os familiares vêm nos ver, então cada funcionário, a gerência, os cuidadores é que são a nossa família”, afirmou Lúcia. 

Tradição e acolhimento – Gerente do abrigo, Valéria Souza explicou que a festa proporciona um momento de lazer, de interação e de felicidade importante para eles. “Hoje nós temos 57 idosos aqui no abrigo e nós costumamos comemorar o Natal e o Ano-Novo, sendo que no Ano-Novo a ceia é restrita a eles. É muito bom ver a alegria no sorriso de todos pela presença das pessoas e da Banda da Guarda Municipal, que vem sempre tocar e os faz lembrar da juventude. Eles ficam muito emotivos nesse período, e eu faço questão de convidar os familiares, os amigos. Eles dizem que é a melhor festa para eles”. 

O secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, destacou que faz questão de dar continuidade a essa celebração, que já se tornou uma tradição. “Deste modo, podemos retribuir com muita alegria o que eles nos ofertam em forma de conhecimento acumulado durante os anos vividos. Manter essas festividades é de fundamental importância, principalmente para o idoso, pois assim estimulamos o convívio social, contribuindo para a vivência em comunidade na unidade de acolhimento”, complementa. 

Presente na celebração, a primeira-dama Rebeca Reis definiu a ida ao local como um presente. “É emocionante estar no meio de tantas pessoas com tantas histórias de vida e de superação. Fui criada com minha avó e com o meu avô, então para mim é como estar em casa. Meu desejo é que eles sejam muito felizes, tenham muita saúde e que recebam a visita de pessoas de bom coração que possam dar amor e carinho para eles”. 

Preparação – A montagem da árvore de Natal e a decoração das mesas foram realizadas pelos próprios idosos, com o auxílio de uma decoradora, com quem eles têm curso de biscuit na unidade. O tema “Natal dos Sonhos” também foi escolhido por um dos assistidos, devido à retomada da abertura da festa para os familiares e amigos. 

A celebração ainda teve a presença do Papai Noel, que distribuiu minipanetones e presentes. Os idosos lúcidos e que não são acamados também tiveram a oportunidade de ir ao shopping no último dia 13 para escolher o traje para a festa. 

Estrutura – Situado no bairro de Piatã, o Abrigo Dom Pedro II é gerido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e este ano completa 135 anos. O local conta com 57 idosos que recebem cuidados de uma equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑