Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Inadimplência: Entenda o que é e como se livrar dessa temida situação

 


Com a crise econômica que tem afetado o país nos últimos anos, a inadimplência tem sido um problema cada vez mais comum. Inadimplência é quando uma pessoa não consegue cumprir com suas obrigações financeiras, seja por atrasos no pagamento de contas, empréstimos ou dívidas. Essa situação pode gerar problemas para a pessoa inadimplente, como juros altos e até mesmo a inclusão do nome em cadastros de inadimplentes. Por isso, é importante sempre manter o controle das finanças e evitar a inadimplência.


A advogada especialista Dra. Juliana Teles explica que basicamente, uma pessoa que tem o “nome sujo” é alguém que comprou um produto ou serviço, não pagou e teve seu nome apontado/negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC. Essas pessoas ficam impedidas de realizar novas compras a prazo, ter um cartão de crédito, financiar um veículo ou até mesmo conseguir um empréstimo. No entanto, há maneiras de reverter essa situação e voltar a ter o nome limpo. 


Como se livrar da inadimplência?


Uma das principais medidas é manter um bom controle financeiro, pois isso permite identificar rapidamente as dívidas que estão pendentes e tomar as devidas ações. Outra medida importante é negociar com os credores, buscando condições mais favoráveis para quitação da dívida. Também é possível recorrer às instituições financeiras para obter empréstimos ou financiamentos que facilitem o pagamento das dívidas. 


“Enfim, a inadimplência pode ser um problema grave, mas existem soluções para superá-la. É importante, então, agir de forma preventiva e tomando as medidas necessárias para evitar esse problema.” indica Juliana Teles. 


O primeiro passo é entender o que causou a inadimplência. Se for um problema de falta de dinheiro, você precisará buscar alternativas para obter mais recursos. Se o problema for de mau gerenciamento do dinheiro, você precisará aprender a controlar melhor suas finanças. Independentemente da causa da inadimplência, é importante tomar medidas para evitar que ela seja um problema no futuro. Isso inclui manter uma boa história de crédito, fazer pagamentos em dia e não utilizar mais do que 30% da capacidade de crédito disponível.


Se você está inadimplente, saiba que não é o único. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em 2017, 35,8% dos consumidores brasileiros estavam inadimplentes. Mas o que fazer para se livrar da inadimplência? 


“Caso for algo temporário a causa do problema, como questões no emprego ou uma doença, talvez seja possível negociar uma dívida com os credores. Mas se a inadimplência for crônica e não houver perspectiva de melhora, pode ser necessário recorrer à Lei de Recuperação de Créditos (LRC).” destaca a Dra. Juliana.


A LRC é um programa criado pelo Governo Federal para ajudar as pessoas endividadas a reequilibrarem suas finanças. Com a lei, é possível renegociar dívidas com juros e multas abusivos e até mesmo obter descontos de até 70%. Além disso, a LRC também protege o consumidor contra cobranças indevidas e abusivas por parte dos credores. 


Para saber mais sobre a LRC e ver se você tem direito aos benefícios da lei, basta entrar em contato com um advogado especializado em Direito do Consumidor. 


“A inadimplência pode ser um problema sério, principalmente se for frequente. Porém, existem soluções para essa situação e é importante agir preventivamente, buscando auxílio de um advogado que possa te ajudar a resolver esse problema. Com as orientações adequadas, você conseguirá superar a inadimplência e voltar a ter uma vida financeira tranquila. Finaliza a advogada Dra. Juliana Teles.




 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑