Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 4 de dezembro de 2022

Natal e Ano Novo: cinco receitas saborosas para as ceias

 


Time de especialistas da Ajinomoto do Brasil separam receitas para as festas de fim de ano


São Paulo, novembro de 2022 - Algo que sempre associamos às festas de final de ano são as comidas fartas e deliciosas, passando pela tradicional piada do Tio do Pavê até às lembranças de momentos especiais vivenciados em família.


Foi pensando em como incrementar a tradição natalina e do ano novo que o time de especialistas em nutrição da Ajinomoto do Brasil selecionou cinco receitas muito saborosas para dar um toque especial na reta final deste ano.


Para começar a lista, iniciaremos com um clássico natalino: o frango de Natal é uma receita que aparece com frequência no cardápio dos brasileiros. Mas a ideia é propor uma maneira diferente de preparo: ao invés do tradicional frango assado por inteiro, a sugestão é fazê-lo em formato de rocambole, deixando-o delicioso com Tempero SAZÓN® Verde e regado a um delicado molho de laranja com RECEITA DE CASA™ com Pimenta.


Nossa receita de arroz à grega traz toda a deliciosidade do Tempero SAZÓN® Branco para tornar essa dupla ainda mais imbatível, seja durante a ceia natalina ou para realizar a primeira refeição do ano.


Mas para quem não consegue ver uma festa brasileira sem farofa, a gente também tem uma receita especial. É a farofa de miúdos preparada com Tempero SAZÓN® Verde.


Outra opção interessante é a quiche de peru a com Tempero SAZÓN® Laranja, que traz esse ingrediente comum nos pratos natalinos e de Ano-Novo de uma maneira diferente e econômica, porque a nossa receita evita o desperdício de alimentos, já que usa sobras do peru da refeição anterior.


Por fim, é claro que não podia faltar uma receita doce. A recomendação fica para o chocotone recheado, com um toque especial de MID® Laranja Doce. A receita tradicional desse período não pode faltar, ainda mais quando é feito de uma maneira tão especial quanto essa.


Como são várias opções saborosas, você pode prepará-las tanto no Natal quanto no Ano-Novo! Nada melhor que mudar um pouco o menu de sempre para trazer energias renovadas para o ano seguinte.


FRANGO DE NATAL


Tempo de Preparo: 40 minutos (+ 1 hora de forno)


Rendimento: 8 porções


Elaboração: Sabores Ajinomoto


Ingredientes:


Farofa


3 colheres (sopa) de manteiga sem sal


meia cebola média picada


1 e meia xícara (chá) de castanha-do-pará com casca, triturada (200 g)


10 biscoitos tipo cream cracker, triturados


3 colheres (sopa) de farinha de mandioca crua


3 pitadas de sal


Frango


3 peitos de frango grandes, sem pele e sem osso (1 Kg)


2 sachês de Tempero SAZÓN® Verde


2 pitadas de sal


meia xícara (chá) de óleo


meia xícara (chá) de água (100 ml)


Molho


meia xícara (chá) de suco de laranja (100 ml)


meia colher (sopa) de farinha de trigo


1 xícara (chá) de água (200 ml)


meia colher (chá) de RECEITA DE CASA™ com Pimenta


Modo de preparo:


Prepare a farofa: em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar.


Acrescente a castanha-do-pará, o biscoito, a farinha de mandioca e o sal, e refogue por mais 3 minutos, mexendo sempre, até que a farinha mude ligeiramente de cor. Retire do fogo e reserve.


Prepare o frango: abra os peitos de frango no sentido longitudinal, formando uma "manta". Bata os filés de peitos para achatá-los.


Polvilhe os filés com o Tempero SAZÓN® e sal, recheie com a farofa, enrole como um rocambole, amarre com um barbante e envolva em papel-alumínio. Disponha em uma assadeira grande untada, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 30 minutos.


Retire do forno, remova o papel alumínio cuidadosamente e, pincele com o óleo. Volte ao forno por mais 30 minutos, ou até dourar, regando com a água.


Retire do forno, remova o barbante e fatie. Reserve aquecido.


Faça o molho: leve a assadeira ao fogão, junte o suco de laranja, a farinha de trigo, previamente dissolvida na água, e o RECEITA DE CASA™, e mexa, raspando o resíduo formado no fundo da assadeira com o auxílio de uma colher. Coe, regue as fatias de frango e sirva em seguida.


Dica:


Para triturar a castanha-do-pará e o biscoito, utilize um liquidificador ou um processador de alimentos


ARROZ À GREGA


Tempo de Preparo: 25 minutos


Rendimento: 8 porções


Elaboração: Sabores Ajinomoto


Ingredientes:


1 colher (chá) de óleo


2 xícaras (chá) de arroz cru


1 cenoura média cortada em cubos pequenos


meia xícara (chá) de pimentão vermelho, em cubos pequenos


1 xícara (chá) de vagem cortada em rodelas


2 sachês de Tempero SAZÓN® Branco


2 pitadas de sal


4 xícaras (chá) de água fervente (800 ml)


Modo de preparo:


Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o arroz, a cenoura, o pimentão, a vagem, o Tempero SAZÓN® e o sal, e refogue por 2 minutos, ou até que o arroz esteja completamente envolvido. Acrescente a água e cozinhe em fogo baixo, com a panela semitampada, por 15 minutos, ou até que o líquido seque e o arroz esteja macio.


Retire do fogo e sirva em seguida.


FAROFA DE MIÚDOS


Tempo de Preparo: 15 minutos


Rendimento: 4 porções


Elaboração: Sabores Ajinomoto


Ingredientes:


4 colheres (sopa) de margarina sem sal


1 cebola pequena picada


1 dente de alho picado


miúdos de 1 frango cortados em cubos pequenos (1 fígado e 1 moela)


1 sachê de Tempero SAZÓN® Verde


1 pitada de sal


1 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada


1 colher (sopa) de salsa picada


Modo de preparo:


Em uma panela média, coloque a margarina e leve ao fogo médio para derreter. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até começar a dourar. Acrescente o alho, os miúdos, o Tempero SAZÓN® e o sal, e frite por 5 minutos, ou até os miúdos dourarem por igual. Adicione a farinha de mandioca e misture por mais 2 minutos, mexendo sempre.


Retire do fogo, salpique a salsa e sirva em seguida.


QUICHE DE PERU


Tempo de Preparo: 30 minutos (+ 1 hora de forno)


Rendimento: 8 porções


Elaboração: Sabores Ajinomoto


 


Ingredientes:


Massa


1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo (165 g)


meia xícara (chá) de margarina sem sal gelada (100 g)


3 colheres (sopa) de água gelada


2 pitadas de sal


Recheio


4 ovos


1 caixinha de creme de leite (200 g)


1 xícara (chá) de leite (200 ml)


1 sachê de Tempero SAZÓN® Laranja


2 pitadas de sal


2 xícaras (chá) de sobras de peru assado, desfiado (200 g)


meia xícara (chá) de queijo prato cortado em cubos


meia xícara (chá) de cebolinha-verde, em rodelas


Modo de preparo:


Faça a massa: em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo e a margarina, e amasse com a ponta dos dedos, até obter uma farofa. Junte a água e o sal, e misture até obter uma massa lisa e homogênea.


Em uma superfície lisa, disponha a massa e, com a ajuda de um rolo, abra a massa. Forre o fundo e a lateral de uma forma redonda média (24 cm de diâmetro), de fundo removível, e reserve.


Prepare o recheio: em uma tigela grande, coloque os ovos, o creme de leite, o leite, o Tempero SAZÓN®, o sal, o peru, o queijo e a cebolinha, e misture.


Disponha sobre a massa e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 1 hora, ou até que o recheio esteja firme e a superfície levemente dourada. Retire do forno e sirva em seguida.


CHOCOTONE RECHEADO


Tempo de Preparo: 20 minutos


Rendimento: 6 porções


Elaboração: Sabores Ajinomoto


Ingredientes:


1 chocotone (400 g)


2 barras de chocolate meio amargo picado (180 g)


1 caixinha de creme de leite (200 g)


1 sachê de MID® Laranja Doce


1 colher (sopa) de confeitos verdes e vermelhos


Modo de preparo:


Remova o papel do chocotone e, no centro dele, com o auxílio de uma faca serrilhada, faça o corte de um círculo de 5 cm de diâmetro, sem chegar até o fundo.


Com o auxílio de uma colher, retire o miolo e reserve um pedaço de 2 cm da parte de cima deste miolo para a tampar a cavidade.


Em um refratário médio, coloque o chocolate e leve ao micro-ondas na potência média, por 1 minuto, mexendo a cada 30 segundos, ou até o chocolate derreter.


Retire o refratário do micro-ondas, junte o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Acrescente o MID®, e misture até dissolver totalmente.


Recheie o chocotone com parte deste creme, deixando livre o espaço para a tampa. Disponha a tampa reservada para fechar a cavidade e regue com o creme restante. Decore com o confeito e sirva em seguida.


Dica:


Utilize o miolo restante do chocotone como acompanhamento de sorvete.






0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑