Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 10 de dezembro de 2022

Projeto promove apresentação cultural com idosas no Mercado São Miguel

 


Foto: Jefferson Peixoto/Secom  

Neste sábado (10), o Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, receberá uma programação cultural especial. As idosas do coral Senhoras da Angola, do projeto Convivendo e Aprendendo da comunidade do Nordeste de Amaralina, realizarão no espaço, a partir das 16h, uma apresentação aberta ao público com cantigas de capoeira. O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e o Parque Social.   

A apresentação faz parte das aulas de capoeira idealizadas pelo projeto. “Com a questão da idade e mobilidade, essas idosas não podem realizar aulas de capoeira. Então, houve um estudo sobre a história da arte-luta, seus movimentos e ritmos, sendo construído o coral com as cantigas da capoeira Angola”, disse a coordenadora do projeto, Maria Luísa Passos.   

Cerca de 60 idosas, com idade a partir de 60 anos, participam do coral. A apresentação, que terá tempo médio de 25 minutos, contará com seis canções e fará parte da roda de capoeira que acontece aos sábados no Mercado São Miguel. 

Preparação – Para aprimorar a apresentação, foram realizados ensaios às terças e quintas com as participantes, no Parque Social, no Itaigara. Para o mestre em capoeira e executor do coral, Átila Conceição, trabalhar com as idosas foi um momento transformador e social. “Ter a oportunidade de ter mulheres negras, idosas e protagonistas de suas vidas, restabelecendo seus desejos, escolhas e possibilidades, é algo diferenciado”, disse.   

Moradora do bairro de Brotas, Maria Célia Silva Santos, de 69 anos, não esconde emoção ao falar sobre a iniciativa. “Participo há anos, esse projeto é tudo para a minha vida. Através dele tive e continuo tendo grandes oportunidades de convívio com outras pessoas,é uma terapia para mim”.   

A aposentada se diz superansiosa para a apresentação de sábado. “Tenho certeza que eu e minhas colegas faremos uma apresentação belíssima com canções corriqueiras da capoeira”, completou.   

Funcionamento – O projeto Convivendo e Aprendendo proporciona espaço de convivência social para fortalecer os vínculos familiares e comunitários de crianças, adolescentes, jovens e idosos, incentivando a socialização, integração e participação em atividades que promovam aprendizado e empoderamento de uma maneira lúdica e criativa. O projeto vem sendo desenvolvido nas comunidades do Pelourinho, Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz, Pau da Lima e Cajazeiras 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑