Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Risoto de lambreta, moquecas e drinks são atrações no terceiro dia da Cozinha Show

 


Risoto de lambreta, moquecas e drinks são atrações no terceiro dia da Cozinha Show da 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar



Risoto de lambreta, moquecas e drinks são atrações no terceiro dia da Cozinha Show da 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar


Risoto de Lambreta na Cachaça. Esse foi o saboroso prato apresentado pelo cozinheiro Léo Grimaldi, que abriu a Cozinha Show nesta sexta-feira (16), na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece no Parque Costa Azul, na Orla Marítima de Salvador, até domingo (18). Com o tema ‘Cozinha Étnica e Cultural: Uma Volta à Diversidade da Agricultura Familiar Baiana’, a programação conta com palestras, aulas show e comida de qualidade feita com produtos da agricultura familiar.



“Estou usando a cachaça da Kiricó e a manteiga da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag) com algumas técnicas diferentes e um jeito bem legal de se fazer risoto. Eu acho que essa relação entre gastronomia e agricultura familiar é de suma importância, porque hoje a cozinha está cada vez mais contemporânea, e a gente está abraçando muito mais os nossos produtos regionais. Então a gente tem que dar muito valor ao que é nosso. A minha cozinha é de infusão, onde adoro pegar insumos locais, e eu sempre priorizei isso, dou uma cara de cozinha internacional. Acho que cada vez mais a gente tem que levantar essa bandeira e fortalecer esse movimento”, ressalta Léo Grimaldi.


Maria Joselita da Costa, a Branca, da Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, de Valença, exalta a participação das mulheres e dos produtos da agricultura familiar na Cozinha Show. “Foi um show, um momento extrovertido de aprendizado e um chef descontraído. A SDR está de parabéns pela execução da Feira, por trazer para nossas mulheres rurais a oportunidade de vivenciar esse momento e ver seus produtos sendo trabalhados por um chef de cozinha”,



O terceiro dia da programação gastronômica contou ainda com o Festival de Moquecas das Comunidades da Reserva Extrativista (Resex) Canavieiras. “Para a gente é importante ocupar esses espaços. É uma forma de mostrar um pouco da nossa vivência, cultura. É muito importante vermos as pessoas valorizarem e conhecerem um pouco sobre nós e nossa história”, completa Luciene de Almeida, que preparou um prato de Cabeça de Robalo, que é cabeça de caranguejo recheada com catado, acompanhando moqueca e pirão, que foram pescados, catados e produzidos pela Resex Canavieiras.


A Cozinha Show, que traz ainda, nesta sexta-feira (16), a apresentação do confeiteiro Thiago Sá, a Culinária Musical do Afrochef Jorge Washington e o preparo de drinks Slow Food, tem o objetivo de revelar as potencialidades dos produtos da agricultura familiar para a Gastronomia e promover a interação entre os saberes da cultura alimentar nos mais diversos municípios baianos.


13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Federação Unicafes - Bahia), com o apoio da Bahiatursa, Conder, secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento (Seplan) e Educação (SEC).


A 13ª edição conta com Armazéns onde estão sendo comercializados cerca de 2.300 produtos de 209 empreendimentos da agricultura familiar, de todas as regiões do estado; Praça Gastronômica; Tendas de Artesanato, Indígena e Quilombola; Cozinha Show; apresentações culturais e muito mais.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑